O Mundial de Escalada teve classificatórias de duas provas nesta quinta-feira (3), da Lead (ou Guiada) no masculino e da Boulder no feminino. Primordialmente, as classificatórias também serviram para determinar os escaladores que competirão na fase final das provas combinadas. Assim, o Brasil teve Mateus Bellotto, Felipe Ho, Anja Köhler e Bianca de Castro como seus representantes. A melhor colocação foi um distante 85º posto. Nenhum classificou para prova individual ou combinada.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Lead para homens
A princípio, Mateus e os demais homens abriram as competições do dia pelo fato de terem um dia a mais de descanso com relação às apresentações anteriores. Dessa forma, o sistema de disputa é o mesmo do que o apresentado pelas mulheres. Dois grupos de escaladores que precisam subir duas paredes e tem os checkpoints para avaliação.
- Sem Gui Santos, Warriors vence Wizards na NBA
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Os brasileiros estiveram juntos no grupo B de competição, com mais 60 concorrentes. Por outro lado, no grupo A, 63 atletas apresentaram-se e Jacob Schubert foi o líder. O austríaco atingiu média 1,0, ao alcançar 42+ e a 1ª colocação na primeira subira e 32+ e a 1ª colocação na segunda. Inclusive, foi o escalador com melhor desempenho geral. Ademais o japonês Sorato Anraku foi o líder do grupo dos brasileiros. Ele atingiu uma média de 2,0, ao alcançar 39+ e a 1ª colocação na primeira subida e 36+ e a 2ª colocação na segunda.
Além disso, Mateus Bellotto teve média de 40,85 e ficou com a 43ª posição no grupo. Fez 21+ (34º) e 17 (43º) e ficou com a 85ª colocação geral. Em seguida, veio Felipe Ho, com a média 43,23 e a 48ª colocação no grupo. Fez 20+ (42º) e 17 (43º) e ficou com a 95ª colocação geral.
Boulder para mulheres
Na sequência, a prova de Boulder definiu as qualificadas das mulheres. Com o mesmo critério dos homens, as escaladoras devem subir cinco paredes e os pontos são anotados em quantas vezes alcançaram o topo ou a zona de cada tentativa. Também há uma divisão em dois grupos.
No grupo A, Janja Garnbret, da Eslovênia, foi a líder com 5 topos e 5 zonas. Dessa maneira, teve também o melhor desempenho geral de todas as escaladoras. As brasileiras Anja Köhler e Bianca de Castro estiveram no grupo B. Quem ficou com a liderança foi a norte-americana Brooke Raboutou, que teve 3 topos e 5 zonas. Curiosamente, Zélia Avezou, segunda no grupo A, teve 4 topos e 5 zonas. Portanto, seria a líder, caso estivesse no grupo B.
Por fim, Anja e Bianca tiveram desempenho parecido e marcaram 1 topo e 1 zona. Köhler ficou com a 44ª colocação e Castro com a 46ª, pelo número maior de tentativas para chegar no topo. Foram 87ª e 91ª, respectivamente, na classificação geral.