Siga o OTD

Escalada

Anja é 59ª na prova do Lead do Mundial de Escalada na Suíça

Duas brasileiras participaram da prova de Lead no Mundial de escalada, Anja Köhler e Bianca Castro. Ficaram na segunda metade da classificação

Na imagem, Anja Höhler pendurada na parede, em meio a obstáculos da escalada.
Anja Höhler pendurada na parede, em meio a obstáculos da escalada. Foto: Instagram/ @anjakoehler04

O Campeonato Mundial de Escalada teve seu segundo dia de classificatórias nesta quarta-feira (2), em Berna, na Suíça. Dessa vez, foram as mulheres que tiveram que superar obstáculos e paredes inclinadas para chegar ao topo na modalidade Lead, ou Guiada, como é conhecida no Brasil. Assim, duas atletas representaram o país, Anja Köhler e Bianca de Castro. Contudo, ficaram do meio para baixo na tabela e não avançaram para as semifinais.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A modalidade ainda demanda um tempo maior para entender as regras e fazer mais brasileiros interessados nas disputas. Por exemplo, para relatar os critérios de pontuação das provas distintas é um tanto complexo. Principalmente, porque o Lead envolve média harmônica das duas paredes escaladas por cada atleta. Um fator em comum com o Boulder é que as escaladoras são divididas em dois grupos com números parecidos de atletas. Portanto, Anja e Bianca competiram separadamente.

Desempenho em cada grupo

Anja esteve no grupo 2, concluiu sua performance nas duas paredes com média 30,4 e ficou na 30ª colocação, empatada com a iraniana Sarina Ghaffari, de 49 participantes. A brasileira fez 19+ e ficou em 31º na primeira rodada e fez 24+ e ficou em 23º na segunda rodada. Dessa maneira, terminou na 59ª colocação geral. A japonesa Ai Mori foi a líder do grupo de Anja, com 44+ e 47+, com média de 1,73 (quanto menor a média, melhor o desempenho da escaladora).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Anteriormente, no grupo 1 estava Bianca de Castro, que teve um desempenho abaixo de sua compatriota. Fez 19+ na primeira rodada, com a 31ª colocação, e 13+ na segunda, com a 32ª posição. Logo, teve média 34,77 e fechou com o 36º posto em seu grupo, que teve 51 escaladoras. Desse modo, ficou com o 71º lugar no geral. Também, em seu grupo, estava a atleta que teve o melhor desempenho geral, a eslovena Janja Garnbret, campeã olímpica de Tóquio 2020, que foi a única a fazer Top nas duas tentativas e teve média 1. Apenas as 13 primeiras de cada rodada avançaram.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Escalada