O Campeonato Mundial de Escalada teve seu segundo dia de classificatórias nesta quarta-feira (2), em Berna, na Suíça. Dessa vez, foram as mulheres que tiveram que superar obstáculos e paredes inclinadas para chegar ao topo na modalidade Lead, ou Guiada, como é conhecida no Brasil. Assim, duas atletas representaram o país, Anja Köhler e Bianca de Castro. Contudo, ficaram do meio para baixo na tabela e não avançaram para as semifinais.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A modalidade ainda demanda um tempo maior para entender as regras e fazer mais brasileiros interessados nas disputas. Por exemplo, para relatar os critérios de pontuação das provas distintas é um tanto complexo. Principalmente, porque o Lead envolve média harmônica das duas paredes escaladas por cada atleta. Um fator em comum com o Boulder é que as escaladoras são divididas em dois grupos com números parecidos de atletas. Portanto, Anja e Bianca competiram separadamente.
Desempenho em cada grupo
Anja esteve no grupo 2, concluiu sua performance nas duas paredes com média 30,4 e ficou na 30ª colocação, empatada com a iraniana Sarina Ghaffari, de 49 participantes. A brasileira fez 19+ e ficou em 31º na primeira rodada e fez 24+ e ficou em 23º na segunda rodada. Dessa maneira, terminou na 59ª colocação geral. A japonesa Ai Mori foi a líder do grupo de Anja, com 44+ e 47+, com média de 1,73 (quanto menor a média, melhor o desempenho da escaladora).
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Anteriormente, no grupo 1 estava Bianca de Castro, que teve um desempenho abaixo de sua compatriota. Fez 19+ na primeira rodada, com a 31ª colocação, e 13+ na segunda, com a 32ª posição. Logo, teve média 34,77 e fechou com o 36º posto em seu grupo, que teve 51 escaladoras. Desse modo, ficou com o 71º lugar no geral. Também, em seu grupo, estava a atleta que teve o melhor desempenho geral, a eslovena Janja Garnbret, campeã olímpica de Tóquio 2020, que foi a única a fazer Top nas duas tentativas e teve média 1. Apenas as 13 primeiras de cada rodada avançaram.