Por vezes, usa-se a analogia de “escalar uma montanha”, por causa do nível de dificuldade. No caso desta terça-feira (01), esta situação deixa de ser uma figura de linguagem para exemplificar fielmente o quanto a modalidade no Brasil ainda tem por evoluir. No primeiro dia do Campeonato Mundial, disputado em Berna, na Suíça, o escalador Felipe Ho ficou com o 59º melhor desempenho da qualificatória. Por outro lado, Mateus Bellotto, foi o 123º entre os 132 atletas.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O Campeonato Mundial de Escalada Esportiva é o primeiro evento classificatório da modalidade para Paris 2024. Os 3 primeiros colocados (masculino e feminino), nas provas Boulder-Guiada e também de Velocidade garantem vaga antecipada. Dessa forma, as disputas de hoje foram no Boulder, com duas rodadas das qualificatórias masculinas, com 66 escaladores em cada, e que contou com a participação dos brasileiros Felipe Ho e Mateus Belloto.
- Damiris flerta com duplo-duplo em derrota na Liga da Turquia
- Rufino, Tofalini e Isaquias dominaram as águas neste ano
- Brasil não supera “maldição” do nono lugar em Olimpíada
- Francisco Porath comemora 2024 e pensa no novo ciclo
- Ano de boas notícias e conquistas inéditas para o triatlo brasileiro
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Felipe disputa seu quarto Mundial e alcançou, literalmente, 1 topo de escalada na parede e 2 zonas, que é o critério de pontuação da modalidade. O resultado foi o melhor entre os atletas sul-americanos no evento e o melhor já obtido por Felipe em um Campeonato Mundial, na prova de Boulder. Dessa maneira, o brasileiro foi o 30º de sua rodada. Portanto, ficou na 59ª colocação geral. O japonês Sorato Anraku foi o líder, com 5 topos e 5 zonas. Em seguida, ficou o francês Sam Avezou, com 3 topos e 5 zonas.
Outro brasileiro e próximas aparições
Por sua vez, Mateus estreou em Mundiais e alcançou apenas 1 zona e nenhum topo, o que lhe rendeu apenas a 62ª colocação em sua bateria e a 123ª colocação geral. Por fim, o líder foi outro japonês, Yoshiyuki Ogata, que teve 5 topos e 5 zonas. Em segundo, ficou o alemão Yannick Flohé, que teve os mesmo 5 topos e 5 zonas, mas precisou de mais tentativas.
Apenas os 20 melhores escaladores avançam para a fase semifinal. Assim, os brasileiros ficaram de fora. No entanto, o evento serve como parte da preparação para os Jogos Pan-Americanos do Chile, já que a modalidade estreia nesta edição.
Além dos homens, o time brasileiro também conta com duas atletas na categoria feminina. Anja Köhler e Bianca Castro, que estreiam na manhã desta quarta-feira (02/08), na qualificatória da prova Guiada (Lead), e competem na Boulder, na quinta-feira. Mesmo dia em que tem a qualificatória da Guiada masculina. O Brasil não tem representantes na prova de Velocidade no Mundial.
Com informações da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE).