Siga o OTD

Escalada

Felipe Ho é 59º no primeiro dia do Mundial de Escalada na Suíça

Dois brasileiros participaram da qualificatória do Boulder, no Campeonato Mundial, com Felipe Ho sendo 59º e Mateus Bellotto, 123º

Na imagem, Felipe Ho na tentativa de subir a parede com inclinação contrária.
Felipe Ho na tentativa de subir a parede com inclinação contrária. Foto: Jan Virt / IFSC.

Por vezes, usa-se a analogia de “escalar uma montanha”, por causa do nível de dificuldade. No caso desta terça-feira (01), esta situação deixa de ser uma figura de linguagem para exemplificar fielmente o quanto a modalidade no Brasil ainda tem por evoluir. No primeiro dia do Campeonato Mundial, disputado em Berna, na Suíça, o escalador Felipe Ho ficou com o 59º melhor desempenho da qualificatória. Por outro lado, Mateus Bellotto, foi o 123º entre os 132 atletas.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Campeonato Mundial de Escalada Esportiva é o primeiro evento classificatório da modalidade para Paris 2024. Os 3 primeiros colocados (masculino e feminino), nas provas Boulder-Guiada e também de Velocidade garantem vaga antecipada. Dessa forma, as disputas de hoje foram no Boulder, com duas rodadas das qualificatórias masculinas, com 66 escaladores em cada, e que contou com a participação dos brasileiros Felipe Ho e Mateus Belloto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Felipe disputa seu quarto Mundial e alcançou, literalmente, 1 topo de escalada na parede e 2 zonas, que é o critério de pontuação da modalidade. O resultado foi o melhor entre os atletas sul-americanos no evento e o melhor já obtido por Felipe em um Campeonato Mundial, na prova de Boulder. Dessa maneira, o brasileiro foi o 30º de sua rodada. Portanto, ficou na 59ª colocação geral. O japonês Sorato Anraku foi o líder, com 5 topos e 5 zonas. Em seguida, ficou o francês Sam Avezou, com 3 topos e 5 zonas.

Outro brasileiro e próximas aparições

Na imagem, Mateus Bellotto em uma de suas tentativas de escalar a parede.
Mateus Bellotto em uma de suas tentativas de escalar a parede. Foto: Jan Virt / IFSC

Por sua vez, Mateus estreou em Mundiais e alcançou apenas 1 zona e nenhum topo, o que lhe rendeu apenas a 62ª colocação em sua bateria e a 123ª colocação geral. Por fim, o líder foi outro japonês, Yoshiyuki Ogata, que teve 5 topos e 5 zonas. Em segundo, ficou o alemão Yannick Flohé, que teve os mesmo 5 topos e 5 zonas, mas precisou de mais tentativas.

Apenas os 20 melhores escaladores avançam para a fase semifinal. Assim, os brasileiros ficaram de fora. No entanto, o evento serve como parte da preparação para os Jogos Pan-Americanos do Chile, já que a modalidade estreia nesta edição.

Além dos homens, o time brasileiro também conta com duas atletas na categoria feminina. Anja Köhler e Bianca Castro, que estreiam na manhã desta quarta-feira (02/08), na qualificatória da prova Guiada (Lead), e competem na Boulder, na quinta-feira. Mesmo dia em que tem a qualificatória da Guiada masculina. O Brasil não tem representantes na prova de Velocidade no Mundial.

Com informações da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Escalada