Quatro brasileiros participaram das qualificatórias do lead (guiada) na etapa de Villars da Copa do Mundo de escalada esportiva, na Suíça, nesta sexta-feira (30). Todos eles terminaram abaixo do top-70 e, assim, não avançaram às semifinais da prova. Entre as mulheres, Laura Timo foi a 71ª, enquanto Mariana Hanggi foi a 73ª. No masculino, Mateus Bellotto terminou em 80º, e Rodrigo Hanada foi o 86º.
- Após Basel, Yuri Mansur conquista mais um prêmio na Europa
- Marcus Pinto avança nas poules, mas é eliminado no mata-mata
- Luís Britto é vice nas duplas do Challenger de Buenos Aires
- Cauê Miota fica em 28° lugar na Copa América de Skeleton
- Zé Roberto assiste Gabi ser MVP em duelo contra Carol
O lead é uma das provas da escalada esportiva. Nessa qualificatória, há duas paredes que são escaladas pelos atletas e cada uma delas gera uma classificação diferente. Para se obter o resultado final da eliminatória, se faz uma média harmônica, em que primeiro multiplica-se a posição do atleta em cada uma das escaladas. Em seguida, faz-se a raiz quadrada do número obtido a partir dessa conta.
Laura Timo terminou em 71º lugar no feminino, marcando 71,74. Ela anotou 15 pontos na primeira escalada (72º lugar) e 13 na segunda (70º). Já Mariana Hanggi ficou na 73ª colocação, com 72,48, depois de 15+ na primeira parede (71º) e 11+ na segunda (73). Apenas as 26 melhores colocadas avançaram à semifinal. A melhor sul-americana foi a venezuelana Lianet Castillo, em 51º lugar, com 52,18.
Entre os homens, Mateus Bellotto marcou 18+ na primeira subida e 13+ na segunda, acumulando 80,16 pontos totais, na 80ª colocação. Ele foi o segundo melhor sul-americano da prova, atrás do chileno Benjamin Vargas, em 78º lugar. Por fim, o outro brasileiro, Rodrigo Hanada, ficou em 86º, com 85,72, após marcar 18 (82º) e dez (88º), respectivamente, em suas duas escaladas na eliminatória da Copa do Mundo de Villars.