Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Marina Dias ganha mais um ouro na Copa do Mundo

Marina Dias conquistou sua segunda medalha de ouro em uma etapa da Copa do Mundo de paraescalada nos Estados Unidos

Marina Dias no pódio da Copa do Mundo de paraescalada
(Foto: Slobodan Miskovic/IFSC)

A escaladora brasileira Marina Dias conquistou mais uma medalha de ouro na Copa do Mundo de paraescalada em Salt Lake City, nos Estados Unidos. A atleta natural de Taubaté-SP competiu na categoria RP3 Feminina, para pessoas com comprometimento leve da força muscular e/ou alcance, em pelo menos um dos membros, e terminou no topo do pódio.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Marina Dias temrinou a qualificatória da Copa do Mundo de Salt Lake City em primeiro lugar, empatada com outras duas atletas. Na final, disputada nesta quarta-feira, Marina foi a atleta que chegou mais alto na sua categoria, conseguindo 35 pontos. A norte-americana Natalie Vorel ficou em segundo lugar, com 34, e a alemã Rosalie Schaupert completou o pódio, com 33 pontos. Com mais esta conquista, Marina repete o feito de 2022 quando, também em Salt Lake City, conquistou a primeira medalha de Ouro da Paraescalada brasileira, em sua primeira competição internacional.
+ Luiz Altamir e Aléxia Assunção vão ao pódio no Mare Nostrum em Barcelona
+ Bia Haddad desiste de Estraburgo para se recuperar para Roland Garros
+ Fernando Romboli vence no Challenger de Oeiras
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Foco no Mundial

Nos próximos meses, Marina Dias ainda deve disputar a etapa de Innsbruck, na Áustria, da Copa do Mundo, assim como o Mundial da modalidade, que acontece em agosto, em Berna, na Suíça. Será a primeira vez, desde 2014, que o Brasil terá atletas competindo no Mundial de paraescalada. Além de Marina, o país deve ter dois representantes no masculino: Luciano Frazão na classe AL2 e Leonardo Vilha na RP3 masculina.

A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) busca incluir a paraescalada no programa dos Jogos Paralímpicos Los Angeles-2028. A modalidade concorre a uma vaga no evento com o parassurfe. A decisão final do comitê organizador dos Jogos será divulgada, então, no final deste ano.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia