A escaladora brasileira Marina Dias conquistou mais uma medalha de ouro na Copa do Mundo de paraescalada em Salt Lake City, nos Estados Unidos. A atleta natural de Taubaté-SP competiu na categoria RP3 Feminina, para pessoas com comprometimento leve da força muscular e/ou alcance, em pelo menos um dos membros, e terminou no topo do pódio.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Marina Dias temrinou a qualificatória da Copa do Mundo de Salt Lake City em primeiro lugar, empatada com outras duas atletas. Na final, disputada nesta quarta-feira, Marina foi a atleta que chegou mais alto na sua categoria, conseguindo 35 pontos. A norte-americana Natalie Vorel ficou em segundo lugar, com 34, e a alemã Rosalie Schaupert completou o pódio, com 33 pontos. Com mais esta conquista, Marina repete o feito de 2022 quando, também em Salt Lake City, conquistou a primeira medalha de Ouro da Paraescalada brasileira, em sua primeira competição internacional.
+ Luiz Altamir e Aléxia Assunção vão ao pódio no Mare Nostrum em Barcelona
+ Bia Haddad desiste de Estraburgo para se recuperar para Roland Garros
+ Fernando Romboli vence no Challenger de Oeiras
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Foco no Mundial
Nos próximos meses, Marina Dias ainda deve disputar a etapa de Innsbruck, na Áustria, da Copa do Mundo, assim como o Mundial da modalidade, que acontece em agosto, em Berna, na Suíça. Será a primeira vez, desde 2014, que o Brasil terá atletas competindo no Mundial de paraescalada. Além de Marina, o país deve ter dois representantes no masculino: Luciano Frazão na classe AL2 e Leonardo Vilha na RP3 masculina.
A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) busca incluir a paraescalada no programa dos Jogos Paralímpicos Los Angeles-2028. A modalidade concorre a uma vaga no evento com o parassurfe. A decisão final do comitê organizador dos Jogos será divulgada, então, no final deste ano.