A brasileira Bianca Castro ficou em 51º lugar na qualificatória do lead na etapa de Koper, na Eslovênia, da Copa do Mundo de escalada esportiva, nesta sexta-feira (02). Ela ficou em 48º lugar em suas duas subidas e, por isso, teve uma média harmônica de 48.25, o que lhe rendeu a última colocação da disputa.
+ Ana Sátila e Pepê Gonçalves avançam para as semifinais na Copa do Mundo de canoagem slalom
Há três estilos na escalada esportiva: boulder, lead e velocidade. Nas qualificatórias do lead, há duas paredes que são escaladas pelos atletas e cada uma delas gera uma classificação diferente. Para se obter o resultado final da eliminatória, é feita uma média harmônica, em que primeiro multiplica-se a posição da atleta em cada uma das escaladas e, então, faz-se a raiz quadrada do número que foi obtido a partir dessa conta.
No caso de Bianca Castro, ela marcou 19 na primeira subida e 7+ na segunda, ficando em 48º lugar em ambas. No cálculo da média harmônica, a brasileira acabou com 48.25 pontos, terminando na 51ª colocação entre 51 participantes. Apenas as 26 primeiras colocadas avançaram para a semifinal.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A líder da qualificatória foi a japonesa Ai Mori, com 1.41. Ela atingiu o topo na primeira subida e marcou 47 na segunda. A segunda colocada foi a eslovena Janja Garnbret, com 1.87. A última classificada à semifinal foi a também japonesa Futaba Ito, com 24.82.