Quatro brasileiros entraram em ação neste sábado (09), pelas eliminatórias do lead (guiada) da etapa de Chamonix da Copa do Mundo de escalada esportiva. Nenhum deles avançou às semifinais e quem teve o melhor desempenho foi Felipe Ho, que ficou na 64ª colocação. Rodrigo Hanada, Mateus Bellotto e Bianca Castro ficaram entre 74º e 90º lugares.
+ Ana Marcela Cunha é ouro na etapa de Paris da Série Mundial de Águas Abertas
Nas qualificatórias do lead, há duas paredes que são escaladas pelos atletas e cada uma delas gera uma classificação diferente. Para se obter o resultado final da eliminatória, é feita uma média harmônica, em que primeiro multiplica-se a posição da atleta em cada uma das escaladas e, então, faz-se a raiz quadrada do número que foi obtido a partir dessa conta.
Felipe Ho foi muito bem na primeira subida, marcando 31+ e ficando em 45º lugar. Já na segunda, anotou 31 e foi o 70º. No cálculo da média, teve 58.47 e terminou em 64º lugar. Já Rodrigo Hanada marcou 15+ e 24+ para ter um total de 85.99 e ficar em 88º lugar. Mateus Bellotto foi o 90º geral, com 15+ na primeira subida e 13+ na segunda.
Bianca Castro ficou na 74ª colocação da disputa feminina, com 73.73. Ela anotou 20+ na primeira subida, ficando em 71º lugar, e 15+ na segunda, concluindo em 75º. Na média harmônica, marcou 73.73 e ficou na 74ª colocação geral. Outra brasileira inscrita na competição, Mariana Hanggi, de apenas 15 anos, não participou da prova.
Copa do Mundo segue
A liderança do quali masculino do lead foi dividida entre 11 atletas, enquanto no feminino foram cinco atletas que chegaram no topo nas duas escaladas. Apenas os 26 primeiros colocados de cada uma das provas avançaram à semifinal. No caso dos homens, o último classificado foi o alemão Philipp Martin, com 27.27. Já entre as mulheres, foi a sul-coreana Gayeong Oh, com 23.75.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A Copa do Mundo de escalada esportiva em Chamonix, na França, será encerrada neste domingo (10). Além do lead, a competição também reúne as provas de speed, cujas finais ainda serão realizadas.