A brasileira Mariana Hanggi participou da qualificatória do lead (guiada) na Copa do Mundo de escalada esportiva em Villars, na Suíça, nesta sexta-feira (01). Fazendo sua estreia em uma competição do nível, a jovem curitibana, de apenas 15 anos, ficou em 74º lugar, com 72,22, e não avançou à semifinal da prova.
+ Bia Haddad e Rafael Matos avançam às oitavas de Wimbledon
Nas qualificatórias do lead, há duas paredes que são escaladas pelos atletas e cada uma delas gera uma classificação diferente. Para se obter o resultado final da eliminatória, é feita uma média harmônica, em que primeiro multiplica-se a posição da atleta em cada uma das escaladas e, então, faz-se a raiz quadrada do número que foi obtido a partir dessa conta.
No caso de Mariana Hanggi, ela marcou 15+ na primeira subida, ficando em 70º lugar, e 10+ na segunda, ficando em 74º. No cálculo da média harmônica, ela anotou 72,22 pontos e, assim, terminou em 75º lugar. Ao todo, 78 atletas participaram da disputa e apenas as 26 primeiras avançaram.
Mariana Hanggi fez sua primeira participação em uma Copa do Mundo de escalada esportiva. Com apenas 15 anos de idade, ela é uma das grandes promessas brasileiras da modalidade. Há dois meses, Mariana conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosario 2022.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Em Villars, a norte-americana Brooke Raboutou terminou na primeira colocação, com 1,73. A última classificada para a semifinal foi a francesa Julia Chanourdie, com 21.37.