A escalada esportiva foi mais um esporte a retomar as competições. Marcado inicialmente para julho, a etapa da Copa do Mundo de Briançon, na França, teve seu início nesta sexta-feira (21). O evento contou com a participação da brasileira Bianca Castro, que acabou não tendo um bom desempenho e encerrou a competição na 43ª e última posição.
+ Bikila e Cierpinski: maiores vencedores da maratona olímpica
A competição na França foi disputada na modalidade lead, ou dificuldade, em que os atletas precisam avançar em vias que se tornam mais complicadas de acordo com a subida. Vence quem conseguir chegar mais longe.
Atleta carioca, campeã brasileira no lead e integrante da seleção brasileira de escalada, Bianca Castro fechou a participação com pontuação de 41,75 após a escalada nas duas rotas de qualificação.
Com o resultado, acabou ficando longe da pontuação de corte para as 26 semifinalistas do torneio, posição essa ocupada pela alemã Martina Demmel, que somou 26,48.
A liderança no primeiro dia de competições ficou dividida entre a italiana Laura Rogora e a eslovaca Janja Garnbret, já classificada para os Jogos de Tóquio, que encerraram o dia com pontuação de 1,94.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Vale dizer que como ainda existem restrições de viagens internacionais, a Copa do Mundo de 2020 não somará pontos para o ranking mundial, nem premiará os campeões do ano.
Escalada estreia em Olimpíadas
A escalada fará a sua estreia em Jogos Olímpicos no evento de Tóquio, adiado para 2021 por conta da pandemia do coronavírus. O Brasil não terá representantes no evento, já que não conquistou vagas pelo Mundial de 2019 nem pela seletiva Pan-Americana, realizada no começo deste ano.
Vale lembrar que o esporte vive uma polêmica para a disputa olímpica. Disputado geralmente com resultados individuais para cada modalidade da escalada (dificuldade, boulder e velocidade), os Jogos Olímpicos entregará as medalhas para os atletas que apresentar o melhor resultado na somatória das três.