Com a realização da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Dificuldade e Velocidade, e o fim do primeiro semestre, a comissão técnica da ABEE pode se dedicar à tarefa de fechar a lista dos atletas selecionados para o Time Brasil no segundo semestre de 2019, assim como definir os representantes do país no próximo Campeonato Mundial em Tóquio, daqui a cerca de um mês.
Seleção Brasileira
O Time Brasil de escalada selecionado para o segundo semestre seguiu os critérios definidos em circular de Abril de 2018, que tem por base a classificação do Ranking de Avaliação. Os critérios são puramente matemáticos e levam em conta os melhores resultados dos atletas nos últimos 12 meses. Os 5 melhores ranqueados no feminino e no masculino integram a seleção. Na última atualização, de 18 de Junho, que foi a base dessa convocação, os 5 melhores foram os seguintes:
Masculino
Felipe Ho, Cesar Grosso, Jean Ouriques, Pedro Nicoloso e Pedro Avelar.
Feminino
Thais Makino, Camila Macedo, Patrícia Antunes, Bianca Castro e Luana Riscado.
Os 3 primeiros do Ranking fazem parte do Time A, que tem direito à manutenção de atletas. Os selecionados no Time A masculino são Felipe Ho, Cesar Grosso e Jean Ouriques e no feminino Thais Makino, Camila Macedo e Patrícia Antunes.
Convocados para o Mundial
Com a seleção brasileira de escalada definida e convocada a comissão técnica seguiu para a difícil tarefa de convocar os atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial em agosto no Japão. A escolha levou em conta os critérios já definidos em circular no mês de abril, tendo como ponto de partida o orçamento disponível para o envio dos atletas e comissão técnica de apoio.
Com base nas prioridades de orçamento, a diretoria e comissão definiram que o número de atletas a ser enviados seria de 2 no masculino e 2 no feminino. Como definido na circular, nessa situação, os primeiros do Ranking de Avaliação masculino e feminino já garantem a vaga: Felipe Ho e Thais Makino. Os outros dois atletas foram definidos por critério técnico da comissão, levando em conta, principalmente, as chances de trazer o melhor resultado possível no combinado das 3 modalidades. Sob essa visão a comissão técnica decidiu por levar Cesar Grosso no masculino e Bianca Castro no feminino.
No decorrer da semana a Comissão Técnica deve anunciar também os convocados para representar o Brasil no Campeonato Mundial Juvenil de escalada, em Arco.