Nesta segunda-feira (26), os brasileiros disputaram a prova combinada pelo último e definitivo dia do Pan-Americano de escalada, em Guaiaquil, no Equador. Destaque entre os homens, César Grosso conseguiu a vaga para a final e terminou no 5º lugar, enquanto Felipe Ho, Pedro Nicoloso e Jean Ouriques caíram na fase classificatória.
No feminino, Thaís Makino, única representante brasileira na prova combinada, que reúne as três formas de disputa na escalada (boulder, dificuldade e velocidade) não conseguiu se classificar para a final e terminou na 9ª posição entre 13 atletas.
+ CONFIRA OS RESULTADOS DO DIA
César Grosso conseguiu se garantir na briga por medalha após ficar em 4º na prova de dificuldade, em 8º na de velocidade e em 5º no boulder. Contudo, na grande final, ele não conseguiu repetir o mesmo desempenho nas provas de dificuldade e de boulder, terminando no quinto lugar.
O ouro ficou com o equatoriano Danny Valencia, enquanto a prata e o bronze foram para os Estados Unidos, com Kai Lightner e John Brosler, respectivamente.
Fora da final, Felipe Ho terminou sua participação na 12ª posição. Logo atrás, Pedro Nicoloso foi o 14º, enquanto Jean Ouriques fechou a participação brasileira na 16ª posição entre 28 competidores.