A mineira Patrícia Silva, no feminino, e o gaúcho Pedro Nicoloso, no masculino, conquistaram na noite deste sábado o título do Campeonato Brasileiro de Escalada. Foi a primeira competição nacional desde que a modalidade foi escolhida para fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Na final feminina, depois de muito esforço e disputa entre todas as finalistas, a mineira Patricia Antunes Silva conseguiu ser mais constante nas paredes e saiu com o título.” Eu escalo há 9 anos, no pró desde 2012, esse título significa uma trajetória muito grande de muito suor, dor, esforço, lesões, mas eu tenho certeza que o meu caminho foi muito difícil, eu sei que eu mereço esse título”. comentou emocionada a campeã.
Na decisão do masculino, a disputa foi mais intensa com muitas quedas, muito esforço de todos, mas, no fim, o gaúcho Pedro Nicoloso conseguiu se manter na frente e sair com o título. “Eu escalo há 15 anos, desde os meus 12 anos. O título é um sonho realizado. Eu venho batalhando há muito tempo. São muitas horas de treino, muitos desafios pra conseguir isso e eu agradeço todo mundo que me ajudou para que eu chegasse até aqui”, disse o atleta.
Diferente da Olimpíada, em que a escalada vai ser disputada somando as três categorias da modalidade (boulder, dificuldade e velocidade) o Campeonato Brasileiro foi realizado apenas em uma delas: o boulder, que é praticado sem o uso dos equipamentos de segurança convencionais como cordas e mosquetões, geralmente com altura não superior a 6 metros, onde os movimentos para finalizar os obstáculos são de extrema dificuldade técnica e exigem força.
O evento foi dividido em três partes. Na primeira, os atletas pró disputaram a classificatória para as final do campeonato nacional. Em um segundo momento, foi realizado um torneio com escaladores amadores para divulgação e fomento da modalidade. Por último, os atletas classificados para a final, retornaram para a disputa do título.
A final seguiu da seguinte maneira: os atletas tinham quatro minutos cada para subir em quatro paredes diferentes, uma de cada vez. Por regra, as paredes foram montadas sem que nenhum competidor tivesse conhecimento prévio. Os competidores tiveram apenas dois minutos para analisar o local de disputa de maneira conjunta e, durante a prova, não assistiam o adversário.
Classificação final do Campeonato Brasileiro de Escalada:
Feminino:
1º Patrícia Antunes Silva
2º Maira Vilas Boas
3º Camila Macedo
4º Luana Riscado de Carvalho
5º Hellen Cristina da Silva
6º Anna Shaw
Masculino
1º Pedro Ferreira Nicoloso
2º Jean Ouriques
3º Felipe Hoo Foganholo
4º Eduardo Geovane Carvalho da Silva
5º Jonas Leffeck
6º Davi Fantino Silva