Esporte e política se misturam?
Essa é uma pergunta que toda vez que é feita gera uma discussão interminável entre os que concordam com essa junção e aqueles que pensam no esporte como algo totalmente separado do mundo que o cerca.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Contudo, quando olhamos a história dos Jogos Olímpicos são inúmeras as vezes em que o esporte esteve lado a lado de questões políticas, como durante as disputas esportivas em meio à Guerra Fria ou nos protestos dos atletas afro-americanos no pódio dos Jogos realizados no México-1968.
E foi pensando exatamente nessas questões que nasceu a Embaixada Olímpica. Em uma parceria com o OTD, nesse espaço traremos histórias do passado e do presente que mostram diretamente a ligação do esporte com a política, principalmente internacional.
+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP
Falaremos sobre como a rivalidade entre diferentes Estados se manifesta no esporte, como temas internacionais que vemos nos jornais aparecem no dia a dia de diferentes modalidades e competições, casos em que a política foi responsável por brigas e polêmicas esportivas e outros tantos temas que as vezes não vemos diretamente a ligação político-esportiva.
+Confira o guia completo dos Jogos Olímpicos de Tóquio
Obviamente não iremos debater aqui política interna ou partidária. O objetivo é falar de política de uma maneira mais ampla. Mas é inevitável lembrar que passaremos por temas que permeiam toda nossa sociedade, como a luta do esporte pela igualdade de gênero, o combate ao preconceito contra minorias, entre outras situações.
Convidamos todos e todas a carimbar os passaportes em nossa Embaixada para seguir viagem pela história desse mundo esportivo.
Sobre o autor
Prazer, sou Gabriel Lins, internacionalista pela USP, e desde berço apaixonado por esportes olímpicos. Cresci em um ambiente em que esporte e política eram debatidos e incentivados o tempo inteiro. Sempre me vi apaixonado por questões de como o nosso mundo funcionava. Ao mesmo tempo, tive o esporte como grande parceiro de vida, tendo jogado basquete por clubes de base, sido diretor esportivo do grêmio estudantil no Ensino Médio e presidente da Atlética Guimarães Rosa. Sempre busquei conciliar temas políticos e esportivos na vida e nos estudos. Além disso, fui voluntário de Relações Internacionais durante os Jogos Olímpicos Rio-2016.
Espero que possa sempre trazer histórias intrigantes e de fácil compreensão.
Seja muito bem-vindo.