Henrique Avancini vive repetindo que não se considera um atleta talentoso. Mas como, sem ter talento, ele se transformou no maior ciclista da história do Brasil e atualmente é o número 1 do ranking mundial do mountain bike? É exatamente a construção desse quebra-cabeça que retrata o sétimo episódio da websérie “Desafie o seu sistema”, feita em parceria entre o Olimpíada Todo Dia e a Ajinomoto.
“Não me considero um atleta talentoso na modalidade que escolhi por paixão. Então, mesmo hoje eu sendo o número 1 do ranking mundial, eu continuo aberto a encontrar minhas falhas e trabalhá-las”, explica Henrique Avancini, que teve sua primeira bicicleta construída com sucata com restos da oficina de seu pai em Petrópolis, cidade natal do ciclista.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Para chegar ao nível atual de competitividade, Henrique Avancini trabalhou muito e não é muito simples encontrar o melhor caminho para se desenvolver no mountain bike. “É uma modalidade extremamente variável e a rotina é igualmente variável. Você consegue entregar performance por caminhos diferentes, melhorando sua pilotagem, sua velocidade ou seu endurance. Os caminhos são variáveis e é isso que torna esse esporte tão bonito”, explica.
Além de encontrar o melhor caminho entre tantas variáveis que o faça crescer em busca de seus objetivos, Henrique Avancini aposta no tripé formado pelo treinamento, alimentação e descanso para se manter em alto nível. “Se você não se alimenta como atleta de alto rendimento, se você não descansa como atleta de alto rendimento, se você não se planeja como atleta de alto rendimento, se você não executa o preparo como atleta de alto rendimento, acho que você não vai chegar lá”, acredita o ciclista, que faz uso do Amino Vital como suplemento alimentar.
“O AminoVital é mais uma das peças muito importantes de todo o quebra-cabeça. Quando tira uma peça, compromete todo o trabalho”, afirma Henrique Avancini, que vai chegar nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 com grandes chances de medalha para o Brasil.
A WEBSÉRIE
O episódio estrelado por Henrique Avancini é o sétimo da websérie “Desafie seu Sistema”, uma realização em parceria entre o Olimpíada Todo Dia e a Ajinomoto. A estreia foi com Ana Marcela Cunha, da maratona aquática no final de outubro. Depois dela, Bruna Takahashi, do tênis de mesa, Milena Titoneli, do taekwondo, Arthur Nory e Francisco Barretto, da ginástica artística, e Rosangela Santos e Verônica Hipólito, também revelaram suas rotinas de treino visando os Jogos Olímpicos. O último a ser publicado foi com o tenista paralímpico Gustavo Carneiro.
“Queremos que a série ‘Desafie o seu Sistema’ desperte o desejo da torcida brasileira de acompanhar o dia a dia desses guerreiros e torcer ainda mais por cada um deles”, diz a gerente de comunicação da Ajinomoto do Brasil, Priscila Santana.
+ VEJA A PÁGINA ESPECIAL SOBRE O TIME AJINOMOTO
“A Ajinomoto do Brasil apoia esses esportistas por meio do Projeto Vitória porque acredita muito no potencial de todos eles e a torcida de cada brasileiro vai ser muito importante até os Jogos”, completa a executiva.
A websérie será composta por 12 episódios. Boa parte das gravações foram realizadas antes do início da pandemia do novo coronavírus e foram retomadas à medida que as regras de segurança sanitária permitiram.
Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional.
Atualmente, 34 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.