De 2000 a 2008, falar em duplas no badminton era falar de Gao Ling. Nascina em Wuhan, na China, em 1979, ela conquistou quatro medalhas olímpicas, marca ainda não superada por nenhum outro atleta da modalidade.
Na primeira década do século XXI, Gao Li conquistou títulos em todos os grandes torneios de badminton do mundo. Além das medalhas olímpicas, ela tem nove em mundiais, sendo quatro de ouro.
+CONHEÇA O BLOG DE CURIOSIDADES OLÍMPICAS
Gao Ling estreou na seleção chinesa em 1997, aos 18 anos, depois de ganhar um título mundial júnior. E dois anos depois, ela já faturava um bronze no mundial adulto nas duplas femininas, se credenciando assim como uma das favoritas em Sydney-2000.
E fez jus à expectativa. Na sua estreia em Jogos Olímpicos, Gao Ling não sentiu a pressão e conquistou duas medalhas: um ouro nas duplas mistas e um bronze nas femininas. Daí em diante, ninguém parava mais a chinesa.
Currículo recheado
Às duas medalhas em Sydney-2000, Gao Ling somou mais quatro em mundias antes da sua próxima Olimpíada. Foram então duas douradas no Mundial de Sevilla, em 2001, e mais uma de ouro e uma prata no Mundial de Birmingham, em 2003.
Se em Sydney ela era uma das favoritas, em Atenas-2004 ela era a atleta a ser batida. Reeditando a dupla vencedora de quatro anos antes com Zhang Jun, Gao Ling defendeu o título nas duplas mistas, mas novamente deixou escapar o título na feminina, ficando com a prata.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Passou em branco em 2005, mas voltou ao lugar mais alto do pódio no Mundial de 2006, em Madrid, na Espanha, e conquistou três ouros nos Jogos da Ásia. Conquistou mais duas pratas no Mundial de Kuala Lampur, na Malásia, antes de ir à Pequim-2008 em busca de mais um ouro.
Nos Jogos Olímpicos em casa, no entanto, Gao Ling decepcionou e, com um novo parceiro, ela acabou eliminada na primeira rodada das duplas mistas e encerrou ali sua história olímpica. No ano seguinte, jogou seu último torneio antes de se casar e pendurar a raquete.