Ray Ewry é um dos maiores atletas olímpicos da história, mas seu reinado aconteceu em provas que não são mais disputadas e podem até ser consideradas bizarras nos dias de hoje. Ele ganhou oito medalhas de ouro nas provas de salto em distância, salto em altura e salto triplo, mas na modalidade sem corrida. Ou seja, o atleta tinha que saltar parado, sem usar a velocidade como impulso para ir mais longe ou mais alto.
As vitórias conquistadas por Ray Ewry têm também uma boa dose de superação. O atleta teve poliomelite na infância, mas, por meio de exercícios de fisioterapia, desenvolveu uma força imensa nas pernas e se tornou o maior expoente dos saltos sem corrida.
Antes de estrear nos Jogos Olímpicos, Ray Ewry frequentou a Universidade de Purdue, entre 1890 e 1897. Lá ele foi técnico de atletismo e também jogou futebol americano. Depois de se formar em engenharia mecânica, se mudou para Nova York, onde trabalhou como engenheiro hidráulico.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Ray Ewry conciliava o atletismo com a profissão e sua estreia nos Jogos Olímpicos aconteceu em Paris-1900. Na capital parisiense, o atleta americano conquistou três medalhas de ouro no salto em altura, no salto em distância e no salto triplo.
Quatro anos depois, em Saint Louis-1904, ele foi o astro da primeira Olimpíada realizada em seu país natal ao repetir o feito e ganhar novamente as três provas para os Estados Unidos.
Em 1906, Ray Ewry disputou os Jogos Fantasmas realizados em Atenas e novamente brilhou com mais dois ouros: salto em altura e salto em distância sem corrida. O salto triplo não foi disputado.
Nos Jogos Olímpicos de Londres-1908, ele completou sua vitoriosa carreira em Olimpíadas no lugar mais alto do pódio do salto em atura e do salto em distância. A exemplo dos Jogos de 1906, o salto triplo não foi disputado.
Na época, Ray Ewry tinha 31 anos e sua carreira esportiva praticamente se encerrou junto com os saltos sem corrida, que foram disputados pela última vez em Estocolmo-1912.