Quatro esportes, que fizeram parte dos primeiros passos dos Jogos Olímpicos, não conseguiram se firmar logo de cara no programa oficial da competição e só voltaram a ser disputados muitos anos depois. O recorde de tempo fora de uma Olimpíada pertence ao golfe, que ficou mais de um século afastado, mas rúgbi, tênis e tiro com arco também amargaram décadas longe do maior evento esportivo do planeta.
Golfe – 112 anos fora
O golfe estreou nos Jogos Olímpicos logo em sua segunda edição, em Paris-1900, mas só permaneceu no programa até Saint Louis-1904. Depois dos dois eventos, o esporte ficou muito tempo fora e só foi voltar a ser disputado nos Jogos Olímpicos na Rio-2016. Em Tóquio-2020, a modalidade estará de volta para ser disputada pela quarta vez em uma Olimpíada.
Rúgbi – 92 anos fora
O rúgbi em sua modalidade mais tradicional, aquela que é disputada por duas equipes de 15 jogadores, foi disputado em quatro edições de Jogos Olímpicos: Paris-1900 com a França conquistando a medalha de ouro; Londres-1908, que sagrou a Australásia, equipe combinada com atletas da Austrália e da Nova Zelândia, como campeã; Antuérpia-1920 e Paris-1924, ambas vencidas pelos Estados Unidos.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Depois disso, foram 92 anos de espera até que o esporte voltasse ao programa dos Jogos Olímpicos. Mas, na Rio-2016, a disputa aconteceu em outra versão da modalidade: o rúgbi sevens, em que cada time conta com sete jogadores. Na primeira edição olímpica, Fiji foi campeão no masculino, enquanto a Austrália levou o ouro no feminino.
Tênis – 64 anos fora
O tênis foi um dos nove esportes escolhidos para fazer parte do programa da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna em Atenas-1896. Apesar disso, a modalidade não durou muito tempo como olímpica. Por conta do profissionalismo existente entre os jogadores que disputavam o circuito mundial, os organizadores decidiram afastar o tênis da programação.
+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS
A volta só aconteceu em Seul-1988, 64 anos depois, apesar do tênis ter feito parte como esporte de exibição (modalidade que não contava para o quadro de medalhas) na Cidade do México-1968 e em Los Angeles-1984.
Tiro com arco – 52 anos fora
Apesar de ter ficado de fora da primeira edição das Olimpíadas da era moderna, o tiro com arco foi incluído em Paris-1900, Saint Louis-1904 e Londres-1908. Em Estocolmo-1912, o esporte voltou a ser excluído, mas retornou em Antuérpia-1920.
Depois disso, o tiro com arco acumulou mais de cinco décadas afastado dos Jogos Olímpicos e só foi voltar em Munique-1972. De lá par cá, tem marcado presença entre os esportes que fazem parte da programação de todas as Olimpíadas que foram disputadas.