Pioneira é quem abre ou descobre regiões desconhecidas. Logo, podemos usar o adjetivo para Charlotte Cooper: a primeira campeã olímpica da história. Mas quem foi ela? Quando isso aconteceu? A tenista britânica levou a melhor na edição de estreia das mulheres nas Olimpíadas, em 1900, na França.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Nesse período, nos Jogos Olímpicos, as mulheres só participavam das provas de golfe, tênis, hipismo, vela e croqué, pois eram os esportes considerados belos e que não exigiam contato físico. Se isso já demonstra a diferença, ainda tem mais. Elas eram apenas 2% do total de participantes e consideradas “convidadas”. Enquanto os homens ganhavam o tradicional prêmio de coroas de oliveira, as mulheres apenas recebiam um certificado.
+ Persona non grata: o histórico das mulheres nas Olimpíadas
Mas voltemos à história de Charlotte Cooper e o seu feito inédito nas Olimpíadas. Ou feito inédito na vida? Tanto faz. A britânica pode ser considerada uma das maiores personagens olímpicas de todos os tempos, afinal, ganhou duas medalhas em Paris 1900 no tênis: na simples e nas duplas mistas. Chegou com trinta anos para ser a primeira campeã olímpica e um baita currículo na disputa.
E a história não para por aí. A britânica levou a disputa simples ao vencer Hélène Prévost por 2 sets a 0 (parciais de 6/1 e 7/5) e a disputa mista ao lado de Reggie Doherty batendo Prévost e o inglês Harold Mahony também por 2 sets a 0 (parciais de 6/2 e 6/4).
Ainda tem mais: Charlotte Cooper tinha perdido a audição quatro anos antes e conseguiu a dupla conquista sem identificar o som da bola. Sem contar a vestimenta, né? As tenistas da época usavam longos vestidos e sapatos nada apropriados para a disputa esportiva. Uma roupa bem pesada.
Quem foi Charlotte Cooper? A história
Nascida em 22 de setembro de 1870, a britânica jogava de forma agressiva e foi uma das primeiras a usar o voleio. Além disso, gostava de subir à rede e era uma das poucas na época a sacar por cima da cabeça. Na carreira, conquistou o torneio de Wimbledon cinco vezes. A primeira vez em 1895.
Em 1908 ganhou o seu último torneio de Wimbledon, com 37 anos. Logo, mais um feito, pois se tornou, na época, a mulher mais velha a vencer a competição. Chegou a uma final do mesmo torneio com 41 anos, mas acabou ficando com o vice ao perder para a compatriota Ethel Thomson Larcombe. Ao todo, foram 11 finais do torneio. Continuou competitiva e jogando tênis até os 50 anos.
“Chattie” era seu apelido de infância. Período no qual a tenista gostava também de andar de bicicleta. Casou-se com Alfred Sterry em 1901, advogado, que chegou a ser presidente da federação nacional de tênis do Reino Unido.
Eles tiveram dois filhos: Rex (nascido em 1903), que foi vice-presidente do All England Club por um período de 15 anos nas décadas de 60 e 70 e Gwen (nascida em 1905), uma tenista que participou de Wimbledon e da Wightman Cup. Em 2013, Charlotte Cooper entrou para o hall da fama do tênis mundial por seus feitos. Faleceu no dia 10 de outubro de 1966, com 96 anos, em Helensburgh, na Escócia.
Histórico de Charlotte Cooper
Medalhas Olímpicas | ||
---|---|---|
Ouro | Paris 1900 | Simples |
Ouro | Paris 1900 | Duplas mistas |
Finais de Grand Slam
Títulos (5)
Vice-campeonatos (5)