Em 2012, Londres se tornou a cidade que mais vezes recebeu os Jogos Olímpicos ao ser sede pela terceira vez da competição. Mas a capital britânica será alcançada nos próximos anos por Paris, em 2024, e por Los Angeles, em 2028. Tanto a capital francesa quanto a cidade californiana já receberam duas Olimpíadas ao longo da história.
Apesar da expectativa de ser alcançada em breve, Londres continuará como a única recordista até 2024. A cidade foi responsável pela primeira revolução olímpica em 1908, recebeu os Jogos após dois adiamentos causados pela Segunda Guerra Mundial em 1948 e para fechar deu show de organização em 2012.
LONDRES-1908
Londres recebeu pela primeira vez os Jogos Olímpicos logo depois das desastrosas edições de Paris-1900 e Saint Louis-1904, quando o esporte ficou em segundo plano por conta das duas Olimpíadas anteriores terem sido realizadas simultaneamente a feiras mundiais.
Mas Londres não foi a primeira escolha para 1908. Roma era para ter sido a sede dos Jogos Olímpicos, mas uma erupção do vulcão Vesúvio fez com que o governo italiano tivesse que focar o investimento no socorro às vítimas.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Com a desistência de Roma, Londres teve a concorrência de Berlim e Milão, mas acabou ficando com a sede. A experiência dos ingleses na organização de eventos esportivos mudou a cara das Olimpíadas. Pela primeira vez foi construído um estádio com a marca olímpica. Ele ficava em Shepherd’s Bush e tinha capacidade para mais de 66 mil torcedores. Além disso, pela primeira vez, a natação foi disputadas em uma piscina.
Outra novidade foi que a partir de Londres-1908 os atletas passaram a receber medalhas feitas verdadeiramente de ouro, prata e bronze e a cerimônia de abertura passou a ter o desfile das nações.
LONDRES-1948
Os Jogos Olímpicos voltaram para Londres depois dos cancelamentos das edições de 1940 e 1944 por causa da Segunda Guerra Mundial. Depois de 12 anos sem Olimpíadas, a capital inglesa recebeu as competições em meio ao processo de reconstrução depois da época de conflitos armados.
+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS
Por conta das restrições de orçamento, não houve investimento em novos locais de competição. Londres se aproveitou de estruturas já existentes como o Estádio de Wembley. Com poucos recursos, não foi possível construir uma Vila Olímpica. Assim, os atletas se instalaram em alojamentos usados por pilotos da força aérea britânica durante a guerra.
Por conta das feridas da Segunda Guerra que ainda estavam abertas, Alemanha e Japão foram excluídos dos Jogos Olímpicos. Já a União Soviética preferiu não participar.
LONDRES-2012
Os Jogos Olímpicos voltaram para Londres em 2012, 64 anos depois da última edição. A Olimpíada teve uma organização impecável e criou um legado esportivo importante para a cidade, que continua a receber eventos esportivos de primeira linha até hoje.
Além disso, como legado, os Jogos renovaram a parte leste da cidade numa área de 200 hectares que ganhou inúmeros benefícios e a construção de mais de 11 mil residências desde o fim da Olimpíada.
Uma marca importante dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 foi que, pela primeira vez na história, todas as nações presentes estavam representadas tanto no masculino quanto no feminino. Arábia Saudita, Brunei e Qatar nunca tinham enviado mulheres antes para uma Olimpíada.