Siga o OTD

COB

Deputado cobra Ministério do Esporte sobre eleições do COB

Luiz Lima encaminhou ofício cobrando medidas do ministro André Fufuca sobre irregularidade na candidatura de Paulo Wanderley

Paulo Wanderley falando com o uniforme do COB em Paris-2024 eleição COB
Paulo Wanderley (Alexandre Loureiro-COB)

O deputado federal e ex-nadador Luiz Lima (PL-RJ) enviou um ofício endereçado ao Ministério do Esporte tratando sobre as eleições no Comitê Olímpico do Brasil (COB). No documento, o deputado cobra medidas da pasta sobre a irregularidade na chapa da situação do COB, que é encabeçada pelo atual presidente Paulo Wanderley.

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Segundo o deputado, Paulo Wanderley não poderia se candidatar para reeleição do COB porque já ultrapassou o limite máximo de oito anos estabelecidos no estatuto da própria entidade e previsto pela Lei Pelé (9.615/98). Wanderley ocupa a presidência do Comitê desde 2017, quando assumiu o cargo após a renúncia de Carlos Arthur Nuzman.

“Minha preocupação vem, sim, da potencial quebra do espírito da Lei nº 9.615/98, conhecida como Lei Pelé. Essa legislação, ao regular o esporte brasileiro, estabelece princípios e regras fundamentais que regem a prática esportiva, com especial foco na gestão das entidades esportivas”, diz Luiz Lima no ofício.

Aprovação do Conselho de Ética do COB

Desde que surgiu a possível candidatura de Paulo Wanderley a reeleição, a chapa de oposição, assim como alguns atletas, questionam a regularidade do pleito. Na última semana, o Conselho de Ética do COB deu aval à chapa de Wanderley, entendendo que o seu primeiro mandato como dirigente ocorreu em 2020.

Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil, durante a cerimônia de abertura da COB Expo (Divulgação/COB)
Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil, durante a cerimônia de abertura da COB Expo 2024 (Divulgação/COB)

“Mais do que isso, a decisão do Sr. Paulo Wanderley, além de ferir os princípios da lei, representa uma afronta ao Congresso Nacional, que ao discutir e aprovar tais leis buscou impedir exatamente o que o Sr. Paulo Wanderley busca no momento, que é a perpetuação de dirigentes no poder das entidades esportivas”, afirma o deputado.

Vésperas da votação

A votação para eleição do Comitê Olímpico do Brasil para ciclo de Los Angeles 2028 está marcada para o próximo dia três de outubro. O pleito acontece na Assembleia Geral, que será realizada no Centro de Treinamento do COB, zona oeste do Rio de Janeiro. Duas chapas concorrem: As Paulo Wanderley e Alberto Maciel Júnior são da situação, enquanto Marco La Porta e Yane Marques da oposição.

Maria Lenk COB Rio de Janeiro concessão
Maria Lenk, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/COB)

“Acredito que medidas devem ser tomadas pelo Ministério do Esporte para garantir o cumprimento da legislação e evitar o enfraquecimento das práticas de boa governança esportiva no país. Recomendo que o Ministério do Esporte se manifeste sobre o assunto”, diz o trecho final do documento. Confira o ofício completo.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em COB