Saint-Ouen vai deixar saudades. A cidade, que é vizinha de Paris, foi a casa do Time Brasil nos Jogos Olímpicos. Nesta quinta-feira a última parte da estrutura provida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como suporte para os atletas foi desmontada. A devolução oficial das instalações ao prefeito Karim Bouamrane aconteceu nesta sexta.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
O Château de Saint-Ouen, literalmente um castelo, funcionou como ponto de apoio para operações do COB, serviços médicos, preparação mental, atendimento nutricional e alimentação brasileira, além de local de encontro com familiares – mais de 500 parentes e amigos dos atletas passaram pelo local.
O Time Brasil também teve base em Serre Wangari, que serviu para a operação de uniformes e treinamentos da equipe de boxe, e no Gymnase Des Docks, que funcionou como local de treinamento do vôlei, outras modalidades de luta e esgrima. Lá também foi montada uma academia com aparelhos de última geração. O objetivo principal foi dar apoio aos atletas e deixá-los preocupados apenas em treinar, descansar e competir durante os Jogos Olímpicos.
“O processo de desmontagem é extremamente importante para que aproveitemos o maior número possível de materiais para futuras missões, pensando na sustentabilidade, e para que devolvamos as estruturas cedidas tanto pelo Comitê Organizador quanto pela cidade de Saint-Ouen da mesma forma ou ainda melhor do que encontramos. Só depois que esta etapa é concluída com sucesso que podemos considerar nossa jornada em Paris finalizada”, disse Joyce Ardies, gerente de jogos e operações internacionais do COB e sub-chefe da Missão Paris.
Vila Olímpica
Além dessas instalações, a base do Time Brasil na Vila Olímpica também passa pelo processo de devolução ao Comitê Organizador. O prédio brasileiro na Vila agora vai servir como base para o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) nos Jogos Paralímpicos, que começam em 28 de agosto. Já a estrutura em Saint-Ouen volta a ficar à disposição da cidade.
*Do Comitê Olímpico do Brasil (COB)