O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizará no dia 27 de maio, no Rio de Janeiro, uma Assembleia Geral Extraordinária para a eleição de novo vice-presidente da entidade. O atual mandato termina em janeiro de 2025. O cargo está vago desde o mês passado, e as candidaturas passarão pela análise do Comitê de Integridade da entidade. Além disso, qualquer pessoa poderá concorrer ao posto de vice-presidente.
Após a realização dos Jogos Olímpicos Paris 2024, entre 26 de julho e 11 de agosto, o COB irá passar pelo processo eleitoral para os seguintes cargos: Presidente e Vice-Presidente do COB; membros representantes das Confederações e membro independente no Conselho de Administração do COB. A data ainda será definida e informada oportunamente.
- Leandro Pena e Ymanitu caem na estreia das duplas no AusOpen
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
Etapas para eleição à Vice-Presidência do COB:
24/04, 25/04 e 26/04 – Publicação do edital
07/05 – Data-limite para desincompatibilização de colaborador, empregado ou membro dos poderes do COB
10/05 – Data-limite para registro de candidaturas
13/05 a 22/05 – Prazo para análise das Candidaturas pelo Comitê de Integridade
22/05 a 24/05 – Prazo para recursos
27/05 – Data da Eleição
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Sobre o COB
O Comitê Olímpico do Brasil é uma organização não governamental, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que trabalha na gestão técnica, administrativa e política do esporte nacional. A missão do COB, então, é desenvolver e representar com excelência o esporte de alto rendimento do Brasil. Além disso, trabalhar na melhoria de resultados esportivos do Time Brasil, elevar a maturidade de gestão do COB e Confederações filiadas e fortalecer a imagem do esporte olímpico brasileiro. Por fim, é dever do COB ainda proteger e promover os valores olímpicos em território nacional.
Ao longo de seus 109 anos de existência (fundado em 8 de junho de 1914), o COB já levou o Brasil à diversas conquistas. Assim, foram 150 medalhas em Jogos Olímpicos (37 de ouro, 42 de prata, 71 de bronze) e 37 medalhas em Jogos Olímpicos da Juventude (11 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze).