Faltando menos de cem dias para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com a Riachuelo, divulgou os uniformes de viagem e da cerimônia de abertura que serão utilizados pelos atletas do Time Brasil no megaevento da capital francesa. As roupas foram produzidas a partir de um processo de confecção sustentável e artesanal, desenvolvidas em Natal e no semiárido do Rio Grande do Norte.
- Brasil não supera “maldição” do nono lugar em Olimpíada
- Francisco Porath comemora 2024 e pensa no novo ciclo
- Ano de boas notícias e conquistas inéditas para o triatlo brasileiro
- Feitos de Gustavo Bala Loka são os destaques do BMX Freestyle em 2024
- Perda da hegemonia na Paralimpíada marca ano do futebol de cegos
Os uniformes exploram a fauna e a flora do país, e ilustram a força da biodiversidade brasileira. A cartela de cores das camisetas faz alusão à bandeira do Brasil, com as tonalidades de verde, azul e amarelo presentes em grande parte das peças. A modelagem foi pensada especialmente para proporcionar elegância, apostando em cortes finos e, ao mesmo tempo, modernos, que valorizam os traços dos atletas.
Além disso, as peças ainda trazem referências de moda do país-sede, como as listras breton e a saia midi rodada. As jaquetas jeans, por outro lado, foram bordadas, uma a uma, pelas bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, cidade situada no semiárido do Rio Grande do Norte. O bordado, feito inteiramente à mão, diferencia as peças de forma que nenhuma se iguala a qualquer outra. Todas são exclusivas e únicas em suas linhas e técnicas.
Ainda na cerimônia de abertura, os atletas utilizarão os tradicionais chinelos da Havaianas, de cor amarela com a bandeira do Brasil, como complemento às roupas. Para os uniformes de viagem, a Riachuelo e o COB partiram de uma inspiração: o sonho de viajar para uma Olimpíada. A partir disso, trouxeram as cores do país para peças de moletom, que são elegantes e confortáveis, perfeitas para o descanso no deslocamento até a capital da moda francesa.
Sustentabilidade e equidade de gênero
De acordo com o Comitê Olímpico Internacional, esta será a Olimpíada mais sustentável da história, e a primeira a ter igualdade de gênero no número de atletas – 50% homens e 50% mulheres. E os uniformes do Time Brasil, produzidos por um time formado por mais de 60% de mulheres, refletem essas preocupações já enraizadas e tratadas dentro da Riachuelo e do COB.
A utilização do tecido reciclado e desfibrado na confecção dos uniformes, por exemplo, reforça a atuação da marca no território sustentável, apresentando a moda circular brasileira para o mundo. Assim, com todos seus processos sustentáveis, os uniformes também transportam a mensagem de valorização das riquezas naturais do Brasil e a de consciência acerca dos ciclos da indústria da moda.
Os uniformes foram apresentados durante a celebração do marco de cem dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, que ocorreu na noite da última quarta-feira (17), no Morro da Urca, no Rio de Janeiro. Desfilaram com as roupas os campeões olímpicos de vôlei Maurício e Sheilla, além dos integrantes da equipe brasileira de natação, Beatriz Dizotti, Brandonn Almeida, Gabrielle Roncatto, Mafê Costa e Nathália Almeida.
*Do Comitê Olímpico do Brasil (COB)