A participação dos fãs do esporte olímpico será ainda mais fundamental para o Prêmio Brasil Olímpico (PBO). Em 2023, além da votação popular definir premiações que já são tradicionais da festa de gala do esporte olímpico brasileiro, como o Atleta da Torcida e o Inspire Riachuelo, outras duas novas categorias, criadas especialmente para o PBO 2023, serão definidas pela escolha dos torcedores: Retorno do Ano e Atleta Revelação. No site https://pbo.cob.org.br, cada fã pode escolher o atleta que merece levar cada uma das quatro homenagens para casa.
- Argentina recebe Sul-Americano de Slalom e Caiaque Cross
- Brasília recebe Etapa da Copa do Mundo de Triatlo
- Sem Gui Santos, Warriors vence Wizards na NBA
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
Para concorrer ao Atleta da Torcida, o COB selecionou seis atletas que brilharam em 2023 e se destacaram pela interação com a torcida brasileira. Os candidatos são Barbara Domingos (Ginástica Rítmica), Bia Ferreira (Boxe), Flavia Saraiva (Ginástica Artística), Augusto Akio (Skate), Darlan Souza (Vôlei) e Guilherme Costa – Cachorrão (Natação).
Oferecido pela Riachuelo, o Prêmio Inspire homenageia a atleta mais inspiradora do ano. Em 2023, são sete mulheres concorrendo à premiação: Ana Marcela (Águas Abertas), Barbara Domingos (Ginástica Rítmica), Bruna Takahashi (Tênis de Mesa), Duda Lisboa (Vôlei de Praia), Flavia Saraiva (Ginástica Artística), Rayssa Leal (Skate) e Rebeca Andrade (Ginástica Artística).
Novas premiações
Além disso, há ainda outras duas novas categorias que prometem mexer com a torcida. Esse ano o Brasil teve uma série de atletas jovens que brilharam representando o país em competições pelo mundo. Três deles conseguiram a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 em suas respectivas modalidades e, assim, receberam indicação ao Atleta Revelação do Ano. São Renan Gallina (Atletismo), Maria Eduarda Alexandre (Ginástica Rítmica) e Miguel Hidalgo (Triatlo).
Por fim, os torcedores poderão escolher qual foi o maior Retorno do Ano. O prêmio homenageia os atletas que superaram um grande obstáculo na carreira em 2023, seja ele uma questão pessoal, de saúde ou o próprio desempenho esportivo. O ano teve a volta por cima de três medalhistas olímpicos: Ana Marcela Cunha (Águas Abertas) e Alison dos Santos (Atletismo), afastados das competições por meses por conta da recuperação de lesões, e Rafael Silva “Baby” (Judô), que aos 36 anos, voltou ao pódio do Mundial depois de seis anos.
Os vencedores dos Prêmios Atleta da Torcida, Inspire Riachuelo, Atleta Revelação e Retorno do Ano serão divulgados durante o Prêmio Brasil Olímpico, que será realizado no dia 15 de dezembro, no Rio de Janeiro, e transmitido ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pelo sportv.
O Prêmio Brasil Olímpico
Na cerimônia, também haverá a revelação de outros prêmios. Entre eles, os Melhores Atletas do Ano, no feminino e no masculino, escolhidos por um Colégio Eleitoral especializado. Em 2022, os vencedores foram Rebeca Andrade (Ginástica Artística) e Alison dos Santos (Atletismo), campeões mundiais no individual geral e nos 400m com barreiras, respectivamente. Neste ano, há três homens e três mulheres indicados.
O Prêmio Brasil Olímpico também terá homenagens aos melhores em cada uma das modalidades olímpicas e pan-americanas. Destaques dos Jogos da Juventude de Ribeirão Preto e os Melhores Técnicos do Ano nas modalidades individuais e coletivas também ganharão prêmios. Por fim, haverá a entrega do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que tem como objetivo homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo.
Maior premiação do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico chega a 24ª edição para celebrar os atletas que brilharam em 2023. Foi um ano de muita conquistas, em especial nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Na competição, o país bateu recorde de ouros e recorde de medalhas totais e ficou em segundo lugar no quadro geral.
*De Comitê Olímpico do Brasil (COB)