A maior premiação do esporte olímpico brasileiro se aproxima de mais uma edição. O Prêmio Brasil Olímpico 2023 (PBO) será realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro, às 20h. Nesta 24ª edição, o prêmio vem com um novo formato na entrega da premiação aos melhores do ano, além de trazer novas categorias. Mas, claro, todas essas novidades virão sem deixar de lado as já consagradas homenagens da tradicional noite de gala do esporte olímpico nacional.
- Praia vence confronto chave e encaminha classificação
- Minas domina Zamalek e vence a 1ª no Mundial de Clubes
- Caio Bonfim é campeão do Tour Mundial de marcha atlética
- Conegliano, de Gabi, arrasa com vietnamitas pelo Mundial
- Vôlei Renata vence Sesi e assume a liderança na Superliga
O PBO 2023 vai celebrar os melhores atletas, técnicos, revelações e equipes envolvidas com o movimento olímpico brasileiro. Além disso, a premiação vem para coroar um ano de conquistas importantes do Time Brasil, que encerrou a temporada com os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Ao fim da maior competição multiesportiva das Américas, em outubro e novembro no Chile, o Brasil conquistou a segunda colocação geral. O país quebrou o recorde de medalhas totais (205) e o de medalhas de ouro conquistadas em uma mesma edição (66).
“Queremos celebrar as conquistas de 2023, sobretudo dos recordes dos nossos atletas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Para isso, o Prêmio Brasil Olímpico é o espaço perfeito de reconhecimento e celebração conjunta, entre atletas, técnicos e todos os envolvidos com o esporte olímpico nacional nesse processo. Os resultados obtidos nos animam e nos dão uma responsabilidade de olhar para o futuro próximo, nos Jogos Olímpicos Paris 2024”, pontuou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
Quais são as premiações do PBO?
Dentro do novo formato do PBO 2023, as premiações serão entregues em uma dinâmica moderna e ágil. Além dos prêmios tradicionais aos melhores atletas de cada modalidade, esta edição conta com categorias inéditas: Retorno do Ano, Equipes do Ano (masculina e feminina) e Atleta Revelação. Somam-se a estes os tradicionais Atleta do Ano (masculino e feminino), Melhor das Modalidades, Prêmio Espírito Olímpico, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo e Troféu Adhemar Ferreira da Silva.
Um colegiado eleitoral de especialistas no esporte olímpico escolherá os vencedores das principais categorias, em votação até o dia 29 de novembro. Enquanto isso, o público será responsável por definir os tradicionais Atleta da Torcida e Prêmio Inspire e os novos Atleta Revelação e Retorno do Ano. A votação para essas premiações acontecerá em breve.
*De Comitê Olímpico do Brasil (COB)