8 5
Siga o OTD

Paris 2024

A 400 dias de Paris-2024, COB testa bases em Marselha e Taiti

Faltando 400 dias para Paris-2024, Time Brasil prepara bases em Marselha e no Taiti para receber os atletas brasileiros da vela e do surfe

Martine Grael e Kahena Kunze velejam nos Jogos Olímpicos. Elas vão em busca do terceiro ouro em Paris-2024 (Foto: Jonne Roriz/COB)
Martine Grael e Kahena Kunze já estão testando a base do Time Brasil em Marselha (Foto: Jonne Roriz/COB)

O Time Brasil já está preparando toda a logística para os Jogos Olímpicos Paris-2024. Nesta quinta-feira, 22 de junho, faltam exatamente 400 dias para a Cerimônia de Abertura da próxima Olimpíada. E no momento, a equipe do Comitê Olímpico do Brasil (COB) volta suas atenções para as bases que serão operadas pela entidade nos locais de competições mais longe da capital francesa. A cidade de Marselha sediará as provas da vela, enquanto o surfe acontecerá no Taiti. O COB irá testar as duas bases nos eventos-testes das modalidades que acontecem em julho e agosto deste ano.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“Já fizemos alguns testes na nossa base em Paris com o vôlei e o taekwondo. Tudo em St Ouen já foi visto e aprovado. Agora vamos usar os eventos-teste da vela e do surfe para que possamos fazer com que as condições diferentes, peculiares que essas subsedes apresentam para nossa equipe, atletas e comissões técnicas se tornem uma vantagem competitiva para o Brasil. É uma ação fundamental para nós. Uma vez conhecida e testada toda a parte logística e técnica, podemos saber quais são os desafios que vamos ter para o ano seguinte”, analisou Ney Wilson, Diretor de Alto Rendimento do COB.
+ Gabriel Araújo quebra recorde mundial no Campeonato Brasileiro
+ Angelina comemora retorno à seleção após lesão
+ Sete skatistas do Brasil avançam de fase no Pro Tour de Roma
+ Marcelo Melo avança à semifinal em Halle
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Marine e Kahena em Marselha

O evento-teste da vela em Marselha acontece entre os dias 4 e 17 de julho. Mas as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze já estão na cidade localizada a 770km de Paris. Elas estão fazendo um período de treinos para se adaptar às condições do mar na região e já estão utilizando a estrutura do COB. O Time Brasil usará a estrutura de um clube na cidade que terá espaço tanto para suporte dos barcos, quanto para a recuperação dos atletas.

“Além da logística complicada tanto por causa do transporte, quanto pelo depósito e manutenção das embarcações, também há questões técnicas como marés, clima, temperatura da água, quantidade, período de maior incidência e direção dos ventos, velocidade que o barco pode atingir, formato dos treinamentos, a própria competição, como que a raia se comporta nessa época do ano. Enfim, são muitos detalhes que para se conseiderar”, comentou Sebástian Pereira, gerente-executivo de Jogos e Operações Internacionais e Performance Esportiva.

Surfe do outro lado do mundo

Martine Grael e Kahena Kunze velejam nos Jogos Olímpicos. Elas vão em busca do terceiro ouro em Paris-2024
Martine Grael e Kahena Kunze já estão testando a base do Time Brasil em Marselha (Foto: Jonne Roriz/COB)

O Time Brasil também está com suas atenções voltadas para o surfe, que terá suas disputas em um local especial. Afinal, o torneio olímpico da modalidade será disputada na vila de Teahupoʻo, na Polinésia Francesa, a 15.716 km de Paris. O local é um dos mais tradicionais do circuito mundial do surfe com suas famosas ondas gigantes. O Brasil já venceu quatro etapas da Liga Mundial de Surfe (WSL) em Teahupo’o, primeiramente com Bruno Santos em 2008. Gabriel Medina foi campeão duas vezes, em 2014 e 2018, enquanto Miguel Pupo venceu a disputa no Taiti em 2022.

“A própria arena se difere muito do que estamos acostumados. É uma venue no meio do mar, não é em terra firme. Então, não tem arquibancada na areia. Tivemos que procurar um espaço que fosse mais próximo da saída da areia para o pico onde as ondas vão acontecer. Um lugar super disputado entre os principais países do mundo na modalidade”, contou Pereira.

A etapa do Taiti da WSL, que servirá de evento-teste para o surfe acontece entre os dias 11 e 20 de agosto. Além disso, a disputa também pode definir algumas das vagas olímpicas da modalidade, já que será a última etapa da temporada antes do WSL Finals.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paris 2024