A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB), a CACOB, tem dois novos integrantes para o ciclo Paris 2024. Gilvan Bittencourt Ribeiro, da canoagem velocidade, e Jade Barbosa, da ginástica artística, foram empossados durante a realização da Assembleia Geral Ordinária do COB nesta quarta-feira (12), no Rio de Janeiro.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
“Estou muito motivado com essa oportunidade tendo em vista a importância dos atletas se engajaram politicamente dentro das ações do Comitê Olímpico e de poder representar os colegas de varias modalidades. Isso precisa ser fomentado. Oportunidade de levar, não só atletas da canoagem, mas de outras modalidades a participarem dessas decisões”, disse Gilvan.
+ Desafio CPB/CBAt reúne 150 atletas em São Paulo
+ Beatriz Dizotti é prata nos TYR Pro Series de Westmont
+ Liminar do STJD libera Wallace para jogar a reta final da Superliga
+ Casa do Time Brasil em Paris 2024 será um castelo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O canoísta foi atleta olímpico na Rio 2016 e medalhou nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e Toronto-2015. Hoje, é secretário municipal de esportes de Santa Maria (RS). Jade Barbosa está em Aracaju, para a disputa do Troféu Brasil de ginástica artística e, por isso, não pôde comparecer ao evento.
Mudanças
Gilvan e Jade vão substituir Diogo Silva, do taekwondo, que agora atua como assessor especial do Ministério do Esporte, e Arthur Zanetti, que está focado nos treinamentos visando a preparação para os próximos Jogos Olímpicos.
Substituições na Comissão de Atletas do COB
— Time Brasil (@timebrasil) April 12, 2023
⬇️ Arthur Zanetti 🤸🏻♂️ – buscará a classificação para Paris 2024 🇫🇷
⬇️ Diogo Silva🥋 – agora assessor especial do Ministério do Esporte
⬆️ Jade Barbosa 🤸♀️
⬆️ Gilvan Ribeiro 🛶
Muito sucesso aos nossos atletas em suas novas funções! pic.twitter.com/EHBTW404AH
Como Diogo Silva havia sido o atleta mais votado na eleição de 2020, Poliana, a segunda com mais votos, ocupa a vaga dele. Sendo assim, para manter a equidade de gênero entre os demais membros e mantendo o limite de dois representantes dos atletas por modalidade, Jade Barbosa era quem poderia ocupar a vaga aberta.
“Sentimos a saída dos dois membros. O Diogo é uma pessoa muito participativa, provocativa, trouxe pra Comissão um olhar de política pública de esporte que nós não tínhamos. Demos um mergulho nesse tema. E o Arthur pela vida ativa dele ainda como atleta, impossibilidade de participar das reuniões”, disse Yane Marques, presidente da CACOB.
Atletas da Comissão
Com isso, de acordo com a eleição realizada em 2020, a composição da CACOB para o ciclo Paris 2024 agora é: Yane Marques (pentatlo moderno), presidente; Fabiano Peçanha (atletismo), vice-presidente; Poliana Okimoto (desportos aquáticos), que agora ocupa a vaga de atleta mais votada;
Gustavo Guimarães (desportos aquáticos); Rodrigo Santana (vôlei); Eduarda Amorim (handebol); Adriana Aparecida da Silva (atletismo); Beatriz Futuro (rugby); Thiagus Petrus (handebol); Lucas Duque (rugby); Fernanda Ferreira (remo); Iziane Marques (basquete); Francisco Barretto Júnior (ginástica); Edson Bindilatti (desportos no gelo); Bárbara Seixas (vôlei); Juan Nogueira (boxe); Emerson Duarte (tiro esportivo); Ana Sátila (canoagem); Jaqueline Mourão (ciclismo/desportos na neve); Gilvan Ribeiro (canoagem velocidade); e Jade Barbosa (ginástica artística) entre os que disputaram alguma das últimas duas edições de Jogos Olímpicos de Verão ou Inverno.
E, por fim, Hortência Marcari (basquete); Jefferson Sabino (atletismo); Clodoaldo Lopes do Carmo (atletismo); e Joana Cortez (tênis) entre os atletas que competiram em Jogos anteriores a Londres 2012.
*De Comitê Olímpico do Brasil