A CACOB (Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil) encerrou sua eleição para o ciclo olímpico de Paris-2024 nesta quarta-feira (11). Pela primeira vez, foram escolhidos 25 nomes para ocuparem a Comissão. Com 374 atletas votantes, o pleito bateu o recorde da entidade.
Entre os nomes escolhidos para a CACOB, estão Poliana Okimoto, Yane Marques, Duda Amorim, Iziane Marques, Barbara Seixas, Diogo Silva, Rodrigão, Arthur Zanetti, Chico Barreto e Thiagus Petrus.
+ Natália lidera em pontos e Dínamo Moscou vence pela Liga Russa
“É um orgulho ter realizado e concluído com sucesso esse processo. É mais um grande passo que mostra o quanto a Comissão de Atletas evoluiu nos últimos anos. Fiquei surpreso com a quantidade de candidatos e com o número recorde de eleitores participando. Isso mostra o engajamento dos atletas e que o trabalho e a importância da Comissão estão cada vez mais visíveis para o Movimento Olímpico do Brasil. Desejo um bom trabalho para os membros que se reelegeram e aos novos integrantes da CACOB. Tenho certeza que o legado dessa Comissão estará em boas mãos”, disse Tiago Camilo, presidente da CACOB e do Comitê de Eleição.
“Aumentar a participação dos atletas na gestão esportiva e no Comitê Olímpico do Brasil sempre foi um dos nortes da nossa administração. O número recorde de atletas olímpicos escolhendo seus representantes na Comissão, depois de uma participação histórica dela no processo eleitoral do próprio COB, mostra que estamos no caminho certo para valorizar ainda mais os atletas. Parabéns a todo pelo sucesso da eleição da CACOB para o ciclo Paris 2024”, disse Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB.
+ Amanda Simeão se prepara para voltar a treinar no Brasil
Como foi a eleição
Houve um recorte para garantir a equidade de gênero entre os eleitos, já que foram escolhidos os 10 homens e 10 mulheres mais votados. Além disso, o campeão de votos, entre os atletas que participaram das últimas edições de Jogos, e os dois homens e duas mulheres mais votadas entre os esportistas que participaram de Jogos anteriores a 2012.
Existiu também um limite máximo de dois atletas por confederação entre os atletas que tenham participado de Londres 2012, Sochi 2014, Rio 2016 e/ou PyeongChang 2018. Também houve um limite de dois atletas por confederação entre as quatro que tenham participado exclusivamente de Jogos anteriores a Londres 2012. Assim, 16 confederações estarão representadas na CACOB: Atletismo, Basquete, Boxe, Canoagem, Desportos Aquáticos, Desportos no Gelo, Ginástica, Handebol, Pentatlo Moderno, Remo, Rugby, Taekwondo, Tênis, Tiro Esportivo, Vela e Vôlei.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Foram eleitos:
– Poliana Okimoto Cintra (Desportos Aquáticos) – 46 votos
– Yane Márcia Campos Da Fonseca Marques (Pentatlo Moderno) – 39
– Eduarda Amorim Taleska (Handebol) – 26
– Adriana Aparecida Da Silva (Atletismo) – 26
– Beatriz Futuro Mühlbauer (Rugby) – 25
– Fernanda Nunes Leal Ferreira (Remo) – 21
– Iziane Castro Marques (Basquete) – 19
– Bárbara Seixas De Freitas (Vôlei) – 16
– Isabel Marques Swan (Vela) – 15
– Ana Sátila Vieira Vargas (Canoagem) – 11
– Diogo André Silvestre da Silva (Taekwondo) – 47 votos
– Gustavo de Freitas Guimarães (Desportos Aquáticos) – 39
– Rodrigo Santana (Vôlei) – 27
– Fabiano Peçanha (Atletismo) – 26
– Thiagus Petrus Gonçalves Dos Santos (Handebol) – 24
– Lucas Rodrigues Duque (Rugby) – 22
– Francisco Carlos Barretto Junior (Ginástica) – 19
– Edson Luques Bindilatti (Desportos no Gelo) – 19
– Juan Goncalves Nogueira (Boxe) – 16
– Arthur Nabarrete Zanetti (Ginástica) – 13
– Emerson Duarte (Tiro Esportivo) – 13
Eleitos entre os que competiram antes de Londres-2012
– Hortência Marcari (Basquete) – 121
– Jefferson Sabino (Atletismo) – 51
– Clodoaldo Lopes do Carmo (Atletismo) – 28
– Joana Cortez (Tênis) – 25