A eleição para presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil) conta com quatro chapas. Rafael Westrupp, presidente da CBT (Confederação Brasileira de Tênis) oficializou sua candidatura nesta sexta-feira (4). Ele irá concorrer contra Paulo Wanderley, que tenta a reeleição, contra o advogado Alberto Murray, ex-presidente do Conselho de Ética, e, de última hora, segundo o “UOL”, Hélio Meirelles Cardoso, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno.
Com isso, serão quatro chapas na eleição marcada para ser realizada em 7 de outubro. Para ser eleito, o candidato deve ter a maioria dos 49 votos. Até três turnos podem ser realizados.
Apesar da pandemia do coronavírus e o adiamento dos Jogos Olímpicos de 2020, o estatuto da entidade não permite o adiamento da eleição. O pleito tem que ser realizado no quarto ano do mandato. Também segundo o estatuto, a data da eleição tem que ser divulgada com no mínimo 30 dias de antecedência, como foi feito em 2020.
Rafael Westrupp e Emanuel
Na manhã desta sexta-feira, Rafael Westrupp e Emanuel Rego, como vice, oficializaram a candidatura da chapa COB+Forte.
“Encaramos esse desafio com muito entusiasmo em um momento tão importante da democracia do esporte olímpico brasileiro. Temos a oportunidade de participar de um pleito eleitoral em que, pela primeira vez na história, os atletas membros da comissão de atletas terão a plenitude do voto para eleger presidente e vice-presidente no COB”, afirmou ao oficializar a chapa.
Em sintonia com seu novo parceiro, o medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, compartilha do mesmo sentimento de Rafael e sonha com uma nova realidade no COB.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
“Trabalhar em dupla sempre fez parte da minha rotina no esporte. Rafael e eu temos muitas coisas em comum e nos entendemos muito bem. Possuímos bons projetos para o futuro do COB e queremos estreitar o relacionamento com os atletas, dialogar melhor com as confederações, além de viabilizar o crescimento do esporte olímpico no cenário nacional”, afirmou Emanuel.
De última hora
Segundo o “UOL”, Hélio Meirelles Cardoso, do pentatlo moderno, e o medalhista olímpico Robson Caetano, como candidato a vice, apresentaram a quarta chapa para a eleição.
Inicialmente, Hélio estava no grupo que apoiava uma chapa com 12 confederações. Mas Westrupp se lançou candidato e rachou o grupo.
À frente do pentatlo moderno brasileiro desde 2002, Hélio é um dos presidentes que há mais tempo comanda uma confederação brasileira.