O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) colocou à disposição de todos nesta sexta-feira, através do site oficial da candidatura do Rio de Janeiro para os Jogos de 2016, uma versão resumida do dossiê entregue esta semana na sede do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Trata-se de um trabalho muito bem feito, com belas imagens. Mas nada além do que isso. É basicamente o mesmo projeto do Pan (inclusive com os mesmos problemas, é bom que se diga).
O que chama a atenção na animação existente no site oficial da candidatura é a impressionante quantidade de adjetivos presentes nos textos referentes às futuras instalações olímpicas.
“As competições acontecerão em locações fantásticas e em equipamentos de última geração…”, “O esporte num cenário incomparável…”, “Os Jogos de 2016 farão uso abundante da paisagem do Rio de Janeiro com as competições em locais de tirar o fôlego…”, “Um cenário espetacular oferecendo uma atmosfera especial para atletas e espectadores…”, são alguns dos exemplos extraídos do texto da animação.
Em alguns momentos, pensei estar lendo um anúncio de algum empreendimento imobiliário que será lançado no Rio de Janeiro, e não um resumo de um dossiê de candidatura olímpica.