Conservatória – Vinicius Silva Santos, o Vinicinho, foi o principal destaque da segunda etapa do Tour do Rio, neste sábado (02). Com 20 anos de idade, o atleta do São José venceu a prova do dia e assumiu a liderança da classificação sub-23 da competição, impondo boa vantagem sobre o segundo colocado. Ele, que tem uma história curta na modalidade, pode sagrar-se campeão da categoria em um dos principais eventos de ciclismo estrada da América Latina logo em seu primeiro evento do circuito internacional.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Vinicin é natural de Paragominas, cidade de pouco mais de 105 mil habitantes localizada no estado do Pará. Ele começou a praticar o ciclismo fazendo trilhas até que um amigo o convidou para disputar um campeonato da cidade. Vinicius se inscreveu e foi campeão. A partir daí, alimentou o gosto pela modalidade e passou a se aventurar ainda mais na prática do ciclismo estrada.
- Marília vence Blue Jays e é o primeiro finalista da Taça Brasil
- Conegliano bate Milano e Gabi põe Brasil em decisão do Mundial
- Kamilla Cardoso faz duplo-duplo e Shanghai vence pelo Chinês
- Praia ensaia reação, mas é derrotado pela sensação do Mundial
- Duda Ribera quase repete top-50 na IBU Junior Cup
Depois de rodar por algumas equipes locais, ele desembarcou no interior de São Paulo no início de 2024, juntando-se ao time de São José dos Campos, um dos mais tradicionais do país. Em apenas dois anos competindo na categoria sub-23 em provas de alto nível, o atleta já teve bons resultados em eventos importantes, como o bicampeonato da Volta Ciclística de Goiás e o nono lugar no Campeonato Pan-Americano nas provas da categoria.
Competindo contra grandes
Agora, em reta final de temporada, Vinicius tem a oportunidade de disputar o Tour do Rio pela primeira vez. A competição, de volta ao calendário internacional depois de nove anos, reúne algumas das principais equipes continentais do mundo, como Team Medellin e Nu Colombia, que possuem atletas que já disputaram as Grandes Voltas e possuem um histórico recheado de conquistas.
“É uma honra estar competindo com esses World Tour, os atletas colombianos são muito fortes e eu estou no meu segundo ano sub-23. Fico muito feliz de estar compartilhando o pelotão com eles. E outra que ganhar uma etapa do Tour do Rio é uma honra para nós. Amanhã terá mais 141km, tenho certeza que será uma prova bem dura. Vamos aí, se Deus quiser, defender a camisa branca e entregar o melhor para o Brasil e para a nossa equipe”, disse Vinicinho, que tem como sonho ir para uma equipe europeia.
A última etapa
Dono da camisa branca, Vinicinho pode sagrar-se campeão logo em sua primeira aparição em um evento do circuito internacional. Ele tem 46 segundos de vantagem sobre o segundo colocado da classificação do sub-23 no Tour do Rio, que é o chileno Hector Quintana (dono de três ouros pan-americanos no contrarrelógio sub-23), e 1min11s sobre o colombiano Samuel Florez (Team Medellin).
Apesar de ter ficado em oitavo lugar na primeira etapa e na liderança neste sábado, Vinicius Silva ainda está distante da liderança na classificação geral da elite. O brasileiro está em quinto lugar, 10min35s atrás do colombiano Sérgio Henao (Nu Colombia). Já na disputa por pontos, Vinicinho é o terceiro, com dez pontos, cinco a menos do que Henao.
O Tour do Rio é uma competição de nível 2.2 da União Ciclística Internacional (UCI), ou seja, vale pontos para o ranking mundial da modalidade. A terceira e última etapa da competição acontecerá neste domingo (03), contando com 151,7km, atravessando Barra do Piraí, Valença, Pentagna, Parapeuna e Santa Izabel.