Conservatória – Um brasileiro brilhou no segundo dia do Tour do Rio de ciclismo estrada. Vinicius da Silva Santos, da São José Ciclismo, ultrapassou os adversários no fim e levou a melhor na disputa deste sábado (02), assumindo a liderança da classificação sub-23. João Gaspar, que havia sido o melhor atleta do Brasil na abertura da competição, acabou em segundo lugar, enquanto o colombiano Wilmar Zapata ficou em terceiro. O Team Medellin assumiu a primeira colocação na disputa por equipes.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
A segunda corrida do evento reuniu um percurso de 151,2km passando por Santa Izabel, Parapeuna, Pentagna, Valença e Barra do Piraí, com largada e chegada em Conservatória. No início da etapa, três ciclistas conseguiram uma fuga e chegaram a abrir cinco minutos de distância sobre os rivais. No entanto, após um longo trabalho coletivo das equipes, um pelotão de dez atletas se juntou aos líderes da prova. Já na parte decisiva, Vinicius foi mais rápido para cruzar a linha de chegada na frente.
“Foi uma prova bem dura, as equipes trabalharam bastante para perseguir e pegar essa fuga. Nossa equipe montou uma estratégia boa, chegando nos sete quilômetros finais abri uma fuga com sete atletas. Quando vi que estava só eu da Sub-23, entreguei tudo que eu tinha pra ganhar tempo e ganhar a camisa branca. Faltando quatro quilômetros pro final, lancei tudo que eu tinha e graças a Deus nos consagramos campeões”, explicou Vinicius, que completou o percurso em 3h42min32s.
Vinicius chegou quatro segundos a frente de Gaspar. Com o desempenho, o jovem de 20 anos assumiu a liderança da classificação da juventude do Tour do Rio e recebeu a malha branca. Ele tem 7h25min47s acumulados, 46 segundos a frente do chileno Hector Quintana (Plus Performance-Solutos), dono de três medalhas pan-americanas no contrarrelógio sub-23. O colombiano Samuel Florez (Team Medellin) é o terceiro colocado, com gap de 1min11s para o brasileiro.
Classificação geral
Já na classificação geral, o colombiano Sergio Henao se manteve na liderança da competição ao ficar em quinto na segunda etapa. João Gaspar (AGI Cycling Team), que terminou em quarto lugar e foi o melhor brasileiro da etapa de abertura, ficou em segundo neste sábado. Ele agora está em quarto lugar na classificação geral, com um gap de 7min33s para o primeiro colocado.
Wilmar Paredes é o segundo colocado, 2min36s atrás do compatriota, enquanto Oscar Sevilla (Team Medellin) aparece em terceiro lugar, com 5min07s de diferença. Vinicius Silva, que havia ficado em oitavo lugar na primeira etapa, subiu para a quinta colocação com o desempenho deste sábado. Ele tem um gap de 10min35s para Henao.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
De volta ao calendário internacional do ciclismo estrada depois de nove anos, o Tour do Rio acontece em três etapas e, portanto, será encerrado neste domingo (03). A última perna da competição reunirá 151,7km, atravessando Barra do Piraí, Valença, Pentagna, Parapeuna e Santa Izabel. Todas as largadas e chegadas acontecem em Conservatória, distrito da cidade de Valença, na região do Vale do Café.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login