Conservatória – João Gaspar foi o brasileiro que teve o melhor resultado no primeiro dia do Tour do Rio, nesta sexta-feira (1º). O atleta que compete pela AGI Cycling Team terminou a etapa na quarta colocação, a 7min26s atrás do primeiro colocado. Após a prova, ele destacou sua estratégia de prova e o alto nível da competição, que conta com alguns dos principais nomes do ciclismo estrada mundial.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
“A gente já sabia que seria uma prova difícil, com as duas melhores equipes da Colômbia, que estão presentes, e os atletas também. Logo no início, iniciou um ritmo forte e, com nove quilômetros, já saiu a fuga e a gente estava esperto quanto a isso e soubemos ser ágil no começo para estar com eles. Quando vi que tinha três atletas do Team Medellin e mais dois do Nu Colombia e eram os principais nomes da competição, eu falei que era uma grande chance de sair coisa grande e encostei”, falou ele.
- Marília vence Blue Jays e é o primeiro finalista da Taça Brasil
- Conegliano bate Milano e Gabi põe Brasil em decisão do Mundial
- Kamilla Cardoso faz duplo-duplo e Shanghai vence pelo Chinês
- Praia ensaia reação, mas é derrotado pela sensação do Mundial
- Duda Ribera quase repete top-50 na IBU Junior Cup
Canibal, como o brasileiro também é conhecido, também é um dos principais nomes inscritos no Tour do Rio, uma vez que tem um histórico positivo na competição. O atleta de 32 anos foi duas vezes o Rei da Montanha, em 2013 e em 2015, e conseguiu dois top-3 em etapas do evento. Entre os destaques internacionais, estão as equipes colombianas, que contam com nomes como Wilmar Paredes (Team Medellin), Sérgio Herao (Nu Colombia) e o espanhol Oscar Sevilla (Team Medellin).
Brasileiro foge, sofre, mas resiste até o fim
Os três atletas, que competem por equipes de nível continental e têm um currículo de muitas participações e conquistas nas principais provas do ciclismo estrada mundial, encabeçaram a fuga citada por João Gaspar – e, inclusive, fizeram o pódio da etapa. Canibal conseguiu se virar bem por vários momentos e chegou a escapar junto com o espanhol Oscar Sevilla (bicampeão do Tour do Rio) em dado momento, mas foi alcançado e acabou ficando para trás, também sentindo o cansaço e o desgaste proporcionados pelos 141km de prova e pelo forte calor que pairou sobre o Vale do Café nesta sexta.
“Eu também contribui um pouco para revezar com os caras, mas senti o ritmo. Os caras vêm com atletas praticamente que correm provas do World Tour, principal do pelotão mundial. O calor também pegou bastante e, com 60 ou 70km, começou a me dar muita câimbra e tive que resistir ao máximo porque sabia que a competição ia ficar ainda mais difícil”, comentou o brasileiro.
O ciclismo estrada é uma modalidade que funciona como um jogo de equipes. Por isso, como João foi o único brasileiro e atleta da AGI entre os líderes desde o início, ficou sem companheiros frente aos adversários e não conseguiu obter um resultado ainda mais expressivo. “Fiquei sozinho com o Oscar Sevilla na escapada, a gente chegou a abrir mais um minuto dos demais, só que não teve muito êxito. E aí começou um jogo de política. Eles encostaram depois e eu, como estava sozinho da minha equipe, fica ainda mais complicado com os caras como esses”, explicou.
Foco nas próximas etapas
Contente pelo resultado, João Gaspar aparece em quinto lugar na classificação geral do Tour do Rio. Ele está atrás dos colombianos Sérgio Henao e Wilmar Paredes, primeiro e segundo colocado, do espanhol Oscar Sevilla, terceiro lugar e do colombiano Brayan Sánchez, que pegou a quarta colocação do brasileiro graças à bonificação de pontos na etapa. João está a 7min36s do líder e a 2min41s do top-3.
O Tour do Rio de ciclismo estrada é disputado em três etapas, todas com largada e chegada em Conservatória, um pequeno distrito da cidade de Valença. A segunda etapa, que acontece neste sábado (02), tem Santa Izabel, Parapeuna, Pentagna, Valença e Barra do Piraí no roteiro, somando 151,2km. Já a última, programada para o domingo (03), tem 151,7km atravessando Barra do Piraí, Valença, Pentagna, Parapeuna e Santa Izabel.