Depois de um hiato de nove anos, o Tour do Rio está de volta ao calendário do ciclismo estrada internacional. A sétima edição da prova começa nesta sexta-feira (1º) e vai até o domingo (3), reunindo 85 atletas de 17 equipes e nove nacionalidades. Serão três etapas que percorrerão o Vale do Café, com largadas e chegadas no distrito de Conservatória, na cidade de Valença, no Rio de Janeiro.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
O Brasil possui a maior quantidade de equipes inscritas na prova, de nível 2.2 da União Ciclística Internacional (UCI), com dez ao todo. Um dos destaques é a mineira Swift Carbon, único time do país que possui nível continental. A equipe reúne, entre grandes atletas, o duas vezes medalhista paralímpico e multimedalhista mundial, Lauro Chaman.
“Eu espero que o Tour do Rio seja uma prova muito linda, vai ser. É uma prova grande, com 17 equipes. Ele se mantém grande. Foi uma surpresa gigante, porque quando a gente lançou o Tour, os atletas enlouqueceram e todo mundo quis vir. É a primeira vez que a gente não consegue bancar a estrutura inteira dos atletas e, mesmo assim, todos vieram. A gente trouxe atletas pela primeira vez na América Latina”, disse Maria Luísa Jucá, idealizadora e diretora-geral do Tour do Rio.
Atrações internacionais
Entre as equipes estrangeiras, haverá a Team Medellin e a Nu Colombia (Colômbia); Plus Racing e Stamina Racing (Chile); Shimano Racing Team (Japão); EuroCyclingTrips-Yoele (Guam); e Pio Rico Cyclone Team (Bolívia). Dos atletas do exterior, destaque para o francês Thomas Peyroton-Dartet, campeão paralímpico em Paris-2024, e o espanhol Oscar Sevilla, bicampeão do Tour do Rio.
Sevilla, de 48 anos de idade, foi campeão da antepenúltima e da penúltima edição do Tour do Rio, em 2013 e em 2014. A competição, que foi iniciada em 2009, teve sua última edição em 2015, com vitória do também espanhol Gustavo Veloso. O Brasil teve um único campeão na história: Kléber Ramos, vencedor em 2012 quando competia pela Funvic-São José.
Os colombianos Wilmar Paredes (Team Medellin) e Ricardo Contrras (Nu Colombia) também aparecem com relevância. Eles são dois dos principais ciclistas de melhor colocação no ranking mundial da UCI e já medalharam no Campeonato Pan-Americano da modalidade. Contreras foi campeão do contrarrelógio em 2022 e Paredes foi bronze na resistência deste ano. Neste ano, o brasileiro Otávio Gonzalo (Swift Carbon Pro Cycling Brasil) foi campeão continental sub-23 na resistência e é outro inscrito no Tour do Rio.
As três etapas da Tour do Rio de ciclismo estrada saem e chegam em Conservatória. A primeira, passa por Valença, Barra do Piraí e Ipiabas, totalizando 141,2km. A segunda tem Santa Izabel, Parapeuna, Pentagna, Valença e Barra do Piraí no roteiro, somando 151,2km e a última tem 151,7km atravessando Barra do Piraí, Valença, Pentagna, Parapeuna e Santa Izabel.
Outras provas
Além da disputa principal do Tour do Rio, que reunirá a elite do ciclismo estrada internacional, o evento promoverá outras provas no fim de semana. Tratam-se da Copinha, destinado a atletas mirins, e o Desafio Tour do Rio, de cunho individual, que pertence ao calendário nacional e reúne atletas de todas as categorias.
Você deve estar logado para postar uma comentário Login