Boa parte dos atletas internacionais já estão no Brasil para participar do Tour do Rio de ciclismo estrada. Sete equipes do exterior estarão da edição deste ano, vindas do Chile, Colômbia, Bolívia, Guam e Japão. Do Brasil, estão confirmados dez times. A prova terá três etapas, entre sexta-feira (1º) e domingo (3) num total de 444,1 quilômetros pelas redondezas do distrito de Conservatória, no Rio de Janeiro.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Entre os destaques internacionais, o Japão, que pela primeira vez participa de uma competição no Brasil, será representado pela Shimano Racing Team. A equipe tem como diretor Hidenori Nodera, oito vezes campeão nacional e o segundo japonês a completar o Giro d’Itália.
Atual campeão
A Colômbia terá duas representantes, sendo que a Team Medelin conta com o atual bicampeão do Tour do Rio, o espanhol Óscar Sevilla. “Minha expectativa é a melhor possível, um prazer voltar a participar. O objetivo é tentar ganhar pela terceira vez o Tour do Rio, que é uma prova muito importante a nível mundial, com boa organização e muita repercussão pelo mundo”, disse Sevilla.
- Karue Sell atropela francês na estreia em Oeiras
- Monte Roraima x Náutico – Copinha 2025: onde assistir ao vivo
- Seleção de rúgbi em CR convocada para treinamentos
- CBSk assina acordo com CBHP e assegura gestão do skate brasileiro
- Com Fonseca e sem Monteiro, Brasil vai para a Copa Davis
A Team Medelin conta, ainda, com Wilmar Paredes, campeão do Pan-Americano de pista em 2016 na perseguição por equipes, além de Walter Vargas campeão colombiano de contrarelógio em 2016. Já a Nu Colombia aposta em Luis Henao Montoya Sergio, com duas participações olímpicas, em Londres 2012 e na Rio 2016.
Chilenas
A Plus Racing e a Stamina Racing são as representantes chilenas. A primeira tem Martin Vidaurre como destaque, ex-número 1 da elite solo masculina. Já pela Stamina Racing, Jacob Decar, de 22 anos, medalhista com a seleção chilena de pista nos Jogos Pan-Americanos Santiago, no ano passado.
Campeão paralímpico
Por fim, a EuroCycling Trips Yoele, representante de Guam, traz Thomas Peyroton-Dartet, atual campeão paralímpico em Paris 2024. Ele começou a andar de bicicleta ainda jovem, mas depois de dois acidentes pedalando tornou-se um atleta paralímpico. Em 2017, foi vítima de colisão com uma scooter enquanto participava do Tour de Tahiti. Em 2021, sofreu outra queda durante um treino ao bater em um carro parado no meio da estrada. “Quando era jovem experimentei várias coisas como escalada e mergulho. Mas o ciclismo era mesmo a minha paixão”.