A brasileira Tota Magalhães fechou a sétima e penúltima etapa do Giro D’Itália Feminino de ciclismo estrada na 76ª colocação. Ela fechou os 120km de percurso entre Lanciano e Blockhaus em 4h51min56s, mais de 44 minutos atrás da primeira colocada. A atleta da Bepink – Bongioanni não pontuou na disputa das montanhas e caiu para a oitava colocação na classificação.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Diferente do que aconteceu nas primeiras etapas do Giro, não houve pelotões bem definidos. A etapa foi marcada por longas subidas, o que fez com que as atletas se dispersassem. Tota ficou para trás e não acompanhou as líderes, terminando no top-80, com gap de 44min22s para a australiana Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing), que venceu com 4h17min34s.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
Também houve muitas desistências nesta sétima etapa. Uma delas foi a da canadense Clara Emond (EF Education-Cannondale), que liderava com folga a classificação da montanha. Quem assumiu a primeira colocação foi a belga Justine Ghekiere (AG Insurance – Soudal Team), que venceu um dos sprints do dia e chegou a 41 pontos. A também belga Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) é a segunda colocada, com 34 pontos.
Tota Magalhães, que chegou a vestir a camisa azul de Rainha das Montanhas no início da semana, não pontuou no dia e caiu para a oitava colocação na classificação dessa disputa. A brasileira aparecia em quarto lugar antes da penúltima etapa e perdeu quatro posições na corrida, seguindo com 13 pontos somados.
Classificação geral
Já na classificação geral, Tota se manteve na 72ª colocação, com um gap de 1h25min08s para a priemria colocada. A liderança segue com a italiana Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek), que tem 20h42min43s acumulados. Ela tem apenas um segundo de frente sobre Lotte Kopecky, que aparece em segundo lugar. Na classificação de pontos, Tota é a 16ª com 18 pontos. Kopecky lidera com 154.
Resta apenas uma etapa para o fim do Giro D’Itália Feminino, uma das competições mais prestigiadas do ciclismo estrada mundial. A prova final ocorrerá neste domingo (14), reunindo 117km entre Pescara e L’Aquila. Tota Magalhães também utiliza o evento como preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, que começam em 13 dias.