8 5
Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Tota Magalhães ganha 11 posições no Giro D’Italia

Tota Magalhães fica em 61º lugar na sexta etapa e sobe para 72ª colocação na classificação geral do Giro D’Italia

Tota Magalhães em ação no Giro D'Italia Feminino
(Foto: Twitter/Giro D'Italia Women)

A ciclista brasileira Tota Magalhães ganhou 11 posições na classificação geral do Giro D’Italia Feminino após a disputa da sexta etapa da competição, que aconteceu nesta sexta-feira (12). A atleta da Bepink – Bongioanni ficou em 61º lugar na prova do dia, 14min09s atrás da primeira colocada, e subiu para a 72ª colocação na disputa geral. Na classificação da montanha, ela segue em quarto lugar.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Marcada por muitas elevações, a sexta etapa do Giro reuniu 159km entre San Benedetto del Tronto e Chieti. Tota concluiu o percurso em 4h30min30s, junto a um pelotão intermediário. A vencedora da prova foi a alemã Liane Lippert (Movistar Team), com 4h16min21s, vencendo a estadunidense Ruth Edwards (Human Powered Health) no sprint final. A italiana Erica Magnaldi (UAE Team ADQ) foi a terceira colocada.

Tota ganhou 11 posições na classificação geral e agora aparece na 72ª colocação entre 127 atletas que ainda seguem na competição. A brasileira stá 41min26s atrás da líder, que é a italiana Elisa Longo Borhini (Lidl-Trek), com 16h24min29s. Já na classificação por pontos, Tota caiu para o 17º lugar, tendo 18 pontos. A líder é a belga Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) com 142 pontos.

Já na disputa pela montanha, Tota não pontuou em nenhuma das três subidas que houve no dia. Assim, ela permanece com 13 pontos e está na quarta colocação. A liderança segue com a canadense Clara Emond (EF Education-Cannondale), com 35 pontos. A belga Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team) é a segunda com 21 pontos, enquanto a neozelandesa Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) é a terceira, com 16.

Próximo do fim

Restam apenas duas etapas para o fim do Giro D’Italia Feminino. A sétima etapa ocorrerá neste sábado (13), reunindo 120km entre Lanciano e Blockhaus. Tota Magalhães também utiliza a competição como preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Aos 23 anos de idade, a carioca será a única representante do ciclismo estrada brasileiro feminino no megaevento, que começa em duas semanas.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Ciclismo Estrada