Tota Magalhães voltou a ter um bom desempenho na quinta etapa do Giro D’Italia, que aconteceu nesta quinta-feira (11). A ciclista brasileira realizou alguns ataques e pedalou na dianteira da prova por 11km, foi ultrapassada e terminou na 27ª colocação. Atleta da Bepink – Bongioanni, ela não pontuou no dia e caiu para o quarto lugar na classificação das montanhas.
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
A quinta etapa do Giro reuniu 109km entre Frontone e Foligno. Diferente da prova anterior, que teve algumas subidas, esta foi marcada por declives. Houve múltiplos ataques no pelotão dianteiro desde o início do percurso e Tota foi a responsável por alguns deles. Restando 45km para o fim, ela desgarrou das demais atletas e pedalou na dianteira da prova por 11km.
Nothing to see here, just another @totamagalhaes breakaway attempt 💨🇧🇷
— Giro d'Italia Women (@girowomen) July 11, 2024
Non molto da vedere qui, solo l’ennesimo tentativo di fuga di Tota Magalhães 💨🇧🇷#GirodItaliaWomen #WonderfulWomen pic.twitter.com/wwExdC2ZD8
O pelotão alcançou a brasileira a 34km para o fim da etapa. Tota permaneceu junto ao grande grupo até o final da prova e concluiu a prova junto a outras 124 atletas, todas com o tempo de 2h38min54s. A brasileira ficou na 27ª colocação. A líder foi a belga Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime), seguida pela italiana Chiara Consonni (UAE Team ADQ).
Situação na competição
Tota não pontuou na disputa da montanha do dia. Houve apenas um sprint na etapa, em Morello, vencido pela belga Justine Ghekiere (AG Insurance – Soudal Team), que chegou aos 14 pontos e tomou a terceira colocação da brasileira na classificação. Tota tem 13 pontos e agora é a quarta colocada. A líder é a canadense Clara Emond (EF Education-Cannondale), com 31 pontos.
Já na classificação por pontos, Tota permanece em 14º lugar, com 18 pontos somados. A liderança segue com Lotte Kopecky, que disparou e agora tem 136 pontos, contra 93 de Chiara Consonni. Na classificação geral, a italiana Elisa longo Borghini (Lidl-Trek) lidera com 12h07min47s, seguida por Kopecky, que tem três segundos de gap. Tota é a 83ª, 28min38s atrás da líder.
Restam três etapas para o fim do Giro D’Italia Feminino. A sexta prova acontecerá nesta sexta-feira (12), reunindo 159km entre San Benedetto del Tronto e Chieti. Vale destacar que Tota Magalhães também utiliza a competição como preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. A atleta de 23 anos fará sua estreia olímpica na capital francesa, a partir de 26 de julho.