8 5
Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Tota volta a participar da fuga na quarta etapa do Giro D’Italia

Tota Magalhães liderou fuga por 40km na quarta etapa do Giro D’Italia e somou mais pontos na disputa por montanhas

Tota Magalhães em ação no Giro D'Italia Feminino - montanha
(Foto: Divulgação/Giro D'Italia Feminino)

Assim como aconteceu há dois dias, Tota Magalhães voltou a participar da fuga na quarta etapa do Giro D’Italia Feminino, que aconteceu nesta quarta-feira (10). Atleta da Bepink – Bongioanni, a ciclista brasileira esteve no grupo dianteiro por mais de 40km e somou mais sete pontos na classificação das montanhas. Ela fechou a prova em 65º lugar.

Como foi a prova

Três italianas fugiram no início da etapa, incluindo Carmela Cipriani, companheira de equipe de Tota. A brasileira, junto com a canadense Clara Emond (EF Education-Cannodale), alcançou o grupo alguns quilômetros depois. As cinco ciclistas permaneceram juntas por mais de 30km, até que as três italianas deixaram o pelotão, deixando Tota e Emond na liderança.

Pouco antes de iniciar o sprint de San Marino, restando 38km para o fim, a canadense desgarrou da brasileira e chegou no topo da montanha primeiro, levando 15 pontos na classificação. Tota subiu na sequência e ganhou sete pontos. Cinco quilômetros após a montanha, a brasileira foi alcançada pelo pelotão perseguidor e perdeu a segunda colocação.

Aos poucos, Tota foi ficando para trás. Restando 30km para o fim da prova, ela já aparecia em um terceiro grupo, com mais de três minutos atrás de Emond. A canadense seguiu firme na liderança e também venceu os sprints de Monte Osteriaccia e de Urbino, que aconteceram na reta final da prova e levou mais 14 pontos para a conta na classificação das montanhas.

Top-3 nas montanhas

Com os 29 pontos somados nesta quarta-feira, Emond assumiu a liderança da classificação das montanhas no Giro D’Italia e passa a vestir a camisa azul – que chegou a ser de Tota na segunda-feira. A brasileira segue na terceira colocação da disputa, agora com 13 pontos. A neozelandesa Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) é a segunda colocada, com 15 pontos.

A quarta etapa do Giro D’Italia Feminino reuniu 134km entre Imola e Urbino. Clara Emond (EF Education-Cannodale) terminou na liderança com 3h35min45s, 17 segundos a frente da italiana Soraya Paladin (Canyon//SRAM Racing). Tota Magalhães terminou em 65º lugar, com um gap de 11min26s para a primeira colocada.

Classificação geral

Com o desempenho nesta quarta-feira, Tota também ganhou oito pontos pelo sprint de Savignano sul Rubicone. Ela atingiu os 18 pontos e subiu para a 14ª colocação na disputa por pontos. A liderança segue com a belga Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime), com 86 pontos. A italiana Chiara Consonni (UAE Team DQ) é a segunda, com 58, enquanto Clara Emond é a terceira com 54.

Já na classificação geral, Tota Magalhães aparece em 85º lugar. Ela ganhou 34 posições em relação ao dia anterior e, agora, tem um gap de 27min38s em relação à líder, que segue sendo a italiana Elisa Longo Borghini (Lidl-Trek), com 9h28min53s. Lotte Kopecky está 13 segundos atrás, enquanto a dinamarquesa Cecilie Ludig (FDJ – SUEZ) está a 38 segundos.

Restam quatro etapas para o fim do Giro D’Italia Feminino, uma das competições mais importantes do ciclismo estrada mundial. A quinta prova ocorrerá nesta quinta-feira (11), com 108km entre Frontone e Foligno. O encerramento ocorrerá no domingo (14). A competição faz parte da reta final de preparação de Tota Magalhães para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Ciclismo Estrada