Assim como aconteceu há dois dias, Tota Magalhães voltou a participar da fuga na quarta etapa do Giro D’Italia Feminino, que aconteceu nesta quarta-feira (10). Atleta da Bepink – Bongioanni, a ciclista brasileira esteve no grupo dianteiro por mais de 40km e somou mais sete pontos na classificação das montanhas. Ela fechou a prova em 65º lugar.
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
Como foi a prova
Três italianas fugiram no início da etapa, incluindo Carmela Cipriani, companheira de equipe de Tota. A brasileira, junto com a canadense Clara Emond (EF Education-Cannodale), alcançou o grupo alguns quilômetros depois. As cinco ciclistas permaneceram juntas por mais de 30km, até que as três italianas deixaram o pelotão, deixando Tota e Emond na liderança.
Pouco antes de iniciar o sprint de San Marino, restando 38km para o fim, a canadense desgarrou da brasileira e chegou no topo da montanha primeiro, levando 15 pontos na classificação. Tota subiu na sequência e ganhou sete pontos. Cinco quilômetros após a montanha, a brasileira foi alcançada pelo pelotão perseguidor e perdeu a segunda colocação.
🇧🇷 ANOTHER DAY ANOTHER @totamagalhaes BREAKAWAY LET’S GOOOOOOOOOOO TOTAAAAAA 🇧🇷
— Giro d'Italia Women (@girowomen) July 10, 2024
🇧🇷 ALTRO GIORNO, ALTRA TAPPA, ALTRA FUGA DI TORA MAGALHÃES 🇧🇷#GirodItaliaWomen #WonderfulWomen pic.twitter.com/CwK9vNZ55V
Aos poucos, Tota foi ficando para trás. Restando 30km para o fim da prova, ela já aparecia em um terceiro grupo, com mais de três minutos atrás de Emond. A canadense seguiu firme na liderança e também venceu os sprints de Monte Osteriaccia e de Urbino, que aconteceram na reta final da prova e levou mais 14 pontos para a conta na classificação das montanhas.
Top-3 nas montanhas
Com os 29 pontos somados nesta quarta-feira, Emond assumiu a liderança da classificação das montanhas no Giro D’Italia e passa a vestir a camisa azul – que chegou a ser de Tota na segunda-feira. A brasileira segue na terceira colocação da disputa, agora com 13 pontos. A neozelandesa Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) é a segunda colocada, com 15 pontos.
A quarta etapa do Giro D’Italia Feminino reuniu 134km entre Imola e Urbino. Clara Emond (EF Education-Cannodale) terminou na liderança com 3h35min45s, 17 segundos a frente da italiana Soraya Paladin (Canyon//SRAM Racing). Tota Magalhães terminou em 65º lugar, com um gap de 11min26s para a primeira colocada.
Classificação geral
Com o desempenho nesta quarta-feira, Tota também ganhou oito pontos pelo sprint de Savignano sul Rubicone. Ela atingiu os 18 pontos e subiu para a 14ª colocação na disputa por pontos. A liderança segue com a belga Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime), com 86 pontos. A italiana Chiara Consonni (UAE Team DQ) é a segunda, com 58, enquanto Clara Emond é a terceira com 54.
More Tota content even if she got caught by the chasers: here she is helping her teammates with some water 💦
— Giro d'Italia Women (@girowomen) July 10, 2024
Un altro video di @totamagalhaes anche se è stata ripresa dalle inseguitrici: eccola che aiuta le sue compagne con un po’ d’acqua 💦#GirodItaliaWomen #WonderfulWomen pic.twitter.com/8lK1ySsRC4
Já na classificação geral, Tota Magalhães aparece em 85º lugar. Ela ganhou 34 posições em relação ao dia anterior e, agora, tem um gap de 27min38s em relação à líder, que segue sendo a italiana Elisa Longo Borghini (Lidl-Trek), com 9h28min53s. Lotte Kopecky está 13 segundos atrás, enquanto a dinamarquesa Cecilie Ludig (FDJ – SUEZ) está a 38 segundos.
Restam quatro etapas para o fim do Giro D’Italia Feminino, uma das competições mais importantes do ciclismo estrada mundial. A quinta prova ocorrerá nesta quinta-feira (11), com 108km entre Frontone e Foligno. O encerramento ocorrerá no domingo (14). A competição faz parte da reta final de preparação de Tota Magalhães para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.