Que dia para Tota Magalhães! A ciclista brasileira teve um grande desempenho na segunda etapa do Giro D’Italia Feminino, realizada nesta segunda-feira (08), liderou a prova desde o começo e chegou a pedalar sozinha por mais de 20km. Foi alcançada no final e terminou em 87º lugar, mas, apesar disso, venceu o sprint de Cavriana e vai vestir a camisa azul de “Rainha da Montanha” da competição.
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
Tota foi, sem dúvidas, o principal destaque do dia no Giro D’Italia, uma das maiores competições do ciclismo estrada mundial. A segunda etapa da prova reuniu 110km entre Sirmione e Volta Mantovana. Atleta da Bepink – Bongioanni, a brasileira esteve no pelotão dianteiro desde o início e liderou uma fuga junto à italiana Alessia Missiaggia (Top Girls Fassa Bortolo) antes da metade da prova.
As duas ciclistas chegaram a impor mais de três minutos sobre o pelotão perseguidor. Logo em seguida, Tota Magalhães desgarrou de Missiaggia e passou a pedalar sozinha, o que ocorreu por mais de 20km. Durante esse período, a brasileira ganhou o sprint da montanha de Cavriana. Restando cinco quilômetros para o fim da prova, Tota tinha 40 segundos de vantagem sobre as demais adversárias.
Legendary breakaway by Magalhães: she is riding in front of the peloton since the start, solo for 20 kms. Still has 40 seconds with 5 kms to go 🫨
— Giro d'Italia Women (@girowomen) July 8, 2024
Fuga leggendaria di @totamagalhaes: è in avanscoperta da stamattina, sola da circa 20 km. 40” con 5 km alla fine#GirodItaliaWomen pic.twitter.com/cEcxjHeQ57
A fuga lendária da brasileira de 23 anos, no entanto, não acabou em vitória. Ela foi alcançada pelo pelotão perseguidor e acabou ultrapassada ainda antes do fim. Tota terminou em 87º lugar, com o tempo de 2h42min44s, um gap de 46 segundos para o grupo de 83 atletas que cruzou a linha de chegada primeiro. A vencedora da etapa foi a italiana Chiara Consonni (UAE Team ADQ), com 2h41min58s.
Rainha da Montanha
Apesar de não ter conquistado a vitória, Tota recebeu a pontuação de montanha do dia. Ela recebeu a camisa azul de Rainha da Montanha por ter vencido o sprint de Cavriana e vai usá-la na terceira etapa da prova, nesta terça-feira (09). Ela é a primeira brasileira a vestir essa camisa desde Flávia Oliveira, que venceu a classificação geral de montanha do Giro D’Itália de 2015.
🩷🇧🇷 TOTA MAGALHÃES WON THE KOM SPRINT IN CAVRIANA 🇧🇷🩷#GirodItaliaWomen #WonderfulWomen pic.twitter.com/T1wn8yH8m2
— Giro d'Italia Women (@girowomen) July 8, 2024
Tota havia sido 124ª colocada na primeira etapa do Giro D’Italia e, com o desempenho nesta segunda-feira, subiu para o 108º lugar na classificação geral, com um gap de 3min18s para a primeira colocada, que é a italiana Elisa Borghini (Lidl – Trek), com 3h02min35. Na classificação por pontos, Tota é a 13ª colocada, com oito pontos. A líder é a italiana Chiara Consonni (UAE Team ADQ), com 50 pontos.
O Giro D’Italia é disputado em oito etapas. A terceira ocorrerá nesta terça-feira, reunindo 113km entre Sabbioneta e Toano. A competição encerrará no domingo (14). Vale destacar que o evento também serve de preparação olímpica para Tota Magalhães, que será a representante do ciclismo estrada feminino brasileiro em Paris-2024, a começar em 26 de julho.