A segunda-feira (1º) é dia de pedalar e não é de mentira! Pelo menos para Vinicius Howe foi dia de competição à vera. Assim, o brasileiro finalizou a 45ª edição da Ster van Zuid-Limburg, prova de quatro dias de ciclismo de estrada júnior na Bélgica. Dessa forma, o ciclista, que correu pela equipe Java Start Junior Team, terminou a etapa final em 46º. Contudo, na soma dos tempos, terminou em 22º lugar, um resultado expressivo para quem ainda vai completar 18 anos e vem do mountain bike.
A quarta etapa da prova belga teve 120 km em terreno plano entre Veldwezelt e Mopertingen em formato de circuito. Apesar de ter características planas, havia quatro pequenos morros em extensão, mas de inclinação elevada e alta exigência para as pernas. Então, quem está acostumado, como Vinicius, a superar obstáculos na terra batida do mountain bike, não teve problemas nesses morros.
- Mais um sacode do Brasil na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Raulzinho acerta retorno à Europa após um mês no Brasil
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
Vinicius chegou no pelotão que terminou a etapa há 1min27s do vencedor, Cedric Keppens (AVIA – Rudyco Cycling Team). O belga completou em 2h47min45s, seis segundos à frente do seu compatriota Seppe Geerinck (Crabbé-Dstny U19). O dinamarquês Anton Louw Larsen (Uno-X – Carl Ras Roskilde Junior) foi o terceiro, 13 segundos depois de Cedric.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O ciclista vencedor da quarta etapa também foi o campeão na soma dos tempos, com 8h18min19s, enquanto Seppe Gerrinck foi o vice-campeão. Seppe ficou há 13 segundos e o tcheco Pavel Sumpik foi o terceiro com 17 segundos de desvantagem. Por fim, Vinicius teve seu tempo total de 8h20min31s, fechando com 2min12s a mais e na 22ª colocação. Foi o melhor ciclista de sua equipe, sendo que quatro dos seis que começaram abandonaram em algum momento da competição.
Fala, Howe!
Logo após finalizar a competição na Bélgica, Vinicius conversou com o OTD. O ciclista relatou como se sentiu em uma prova que é diferente do terreno que está acostumado a competir:
“A última etapa foi muito sofrida, imagino que não só para mim. Mas não estou acostumado com todos esses quilômetros e com esse ritmo. Fiquei surpreso pela minha performance, pois foi apenas minha sétima prova aqui fora. Acredito que o mais diferente para mim, que venho do mountain bike, é o estilo de treinamento e tudo acaba sendo diferente”, comentou.
Contudo, Vinicius não está em um processo de transição de modalidades dentro do ciclismo:
“Na verdade, estou aqui por oportunidade e acredito também que, correndo na estrada, vá me ajudar muito mais no mountain bike do que só correr lá. Então, não é uma migração, mas sim uma busca de evolução melhor. Sempre procurando novas experiências e ritmos que possam ajudar para a melhor performance no mountain bike. A estrada vai me ajudar no que mais preciso: resistência, por conta de ser mais horas de prova e intensidade maior nesse tempo”, explicou o jovem atleta que completa 18 anos no final de abril.
Howe comentou que permanecerá em algumas provas de estrada na Bélgica pelos próximos finais de semana e terá uma competição no mês de mountain bike.