Não é à toa que muitos ciclistas de alto nível surgem na Colômbia ou vão treinar no país vizinho. A quinta e penúltima etapa do Tour Colômbia castigou os competidores com a chegada ao alto em uma montanha fora de categoria. Assim, entre os brasileiros que competem, Vinicius Rangel, da equipe Movistar, foi o melhor colocado, 42º, com mais de dez minutos atrás do vencedor.
Neste sábado (10), os ciclistas percorreram 138,3 km entre Cota e Alto del Viño. Mas a distância foi a menor das dificuldades que os atletas enfrentaram. Uma etapa com mais de 3400 metros de ascensão positiva e com uma chegada em subida de escalada de 30 km com uma inclinação média de 5,7%. A princípio, toda essa geografia tornou a etapa imprevisível e extremamente exigente, a considerar que a competição vem se desenrolando ao longo da semana.
- Brasil bate o Uruguai e assume se aproxima da AmeriCup
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
Curiosamente, os dois primeiros da prova são de outro país que vem formando bons ciclistas e vizinho ao local da prova, são os compatriotas equatorianos Richard Carapaz (EF Education) e Klever Caicedo (Petrolike). Desse modo, Carapaz completou com 3h34min19 e Caicedo chegou com 13 segundos a mais no relógio. Entre os brasileiros, Vinicius Rangel cravou a 42ª colocação com 10min53 a mais que os vencedores.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Portanto, os compatriotas subiram para a segunda e terceira colocações na classificação geral, com 21 e 28 segundos a mais, respectivamente, que o líder Rodrigo Contreras (Nu Colombia). O colombiano tem uma soma de 18h12min de tempo acumulado. Rangel é o brasileiro melhor posicionado, com o 45º lugar, com 18min08 a mais que Contreras.
Demais brasileiros da prova
Além de Vinicius, o Brasil está representado com mais alguns ciclistas, sobretudo, Nicolas Sessler, que está correndo pelo país nessa prova. No entanto, Nicolas não esteve em seu melhor desempenho, desceu 15 postos e agora ocupa a 68ª colocação, com 29min52 a mais que o líder.
Em seguida, Victor de Paula é o 81º; Euller Magno, 87º; André Gohr, 103º; Lauro Chaman, 111º; João Pedro Rossi, 116º; Andrey Braguini, 120º; e Alessandro Guimarães, 129º.
Neste domingo (11) ocorre a última etapa entre Sopó e Bogotá, com 138,7 km de distância.