Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Com prata, Lauro Chaman ganha última medalha do parapan

Colombiano vence na reta final o último ouro em disputa de Santiago-2023

Lauro Chaman e Carlos Andrés Vargas jogos parapan-americanos santiago-2023 ciclismo estrada
(Foto: Javier Valdes /Parapanamericanos 2023 vía Photosport)

Já passava das 13h30 nas ruas de Isla de Maipo, pequena cidade da região metropolitana de Santiago. Por elas, atletas da C4-C5 do ciclismo de estrada disputavam a última prova dos Jogos Parapan-americanos de 2023. Depois de liderar durante quase toda prova, o brasileiro Lauro Chaman foi ultrapassado no final do percurso pelo colombiano Carlos Andrés Vargas e ganhou assim a última prata distribuída em Santiago-2023. No total, Brasil terminou com 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes, totalizando 343 pódios.

+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Confira a agenda de Santiago-2023

Além de Lauro Chaman, os outros brasileiros não chegaram perto do pódio. Ainda na C4-5, tanto Carlos Andrés quanto Lauro terminaram o percurso em 1h48m58s. O chileno Hernan Alejandro Moya parecia consolidado no terceiro lugar para delírio da população local. Mas o atleta foi surpreendido nos metros finais pelo dominicano José Frank Rodriguez, que conquistou portanto, a última medalha dos Jogos Parapan-americanos de Santiago-2023. Ambos terminaram em 1h52m05. André Grizante terminou em oitavo lugar com 1h52m12.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na prova masculina do C1-C3, Carlos Alberto Gomes e Victor Luise de Oliveira Herling terminaram em 1h26m11, se classificando em sétimo e oitavo lugar, respectivamente. Já na prova feminina, Sabrina Custódia foi sexta colocada (1h18m55s), a frente de Amanda Antunes, sétima (1h19m07s) e Victoria Camargo, nona (1h24m42s).

Brasil encerra ciclismo estrada com seis medalhas

Mais cedo, o Brasil ganhou dois ouros na primeira sessão do dia no ciclismo estrada, com Bianca Garcia e Jady Malavazzi. Com o ouro de Bianca Garcia no contra-relógio individual domingo passado (19), o Brasil chega portanto a três ouros, além de três pratas. Lauro Chaman venceu também a prata no contra-relógio, assim como Jady Malavazzi.

As quatro provas que encerraram a programação dos Jogos Parapan-Americanos foram vencidos por colombianos. Primeiramente, Paula Andrea Ossa Veloza foi campeã no C4-5 feminino. Em seguida, Aleandro Perea levou na C1-3 masculina. Finalmente, Daniela Carolina Munevar venceu a C1-3 feminina.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paralimpíada Todo Dia