Caso não conheça, Lucas Emanuel dos Santos é uma jovem promessa do ciclismo de estrada brasileiro de 18 anos. Ele vem de Joinville (SC), faz parte da equipe espanhola Alimco-Campagnolo e já compete em provas na Europa. Além disso, foi terceiro lugar no Campeonato Brasileiro júnior de contrarrelógio. Nesta semana, entre sexta-feira (25) e domingo (27), o ciclista está em ação na Vuelta Junior a la Ribera del Duero, na Espanha.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Em resumo, depois da primeira etapa, neste sábado teve a prova de contrarrelógio por equipes, seguida de uma etapa mais curta. Assim, Lucas ocupa a 64ª colocação na classificação geral, entre 138 atletas que permanecem na prova. 20 já abandonaram ou terminaram fora do tempo.
As etapas
Primeiramente, a etapa que abriu a competição foi de 114,6 km entre Tiermes e Clunia Sulpicia. Dessa forma, Lucas completou na 54ª colocação, com o tempo de 2h52min41s. O brasileiro concluiu com 2min48s de desvantagem para o vencedor, o espanhol Markel Beloki (MMR Cycling Academy).
- Brasil bate o Uruguai e se aproxima da vaga à AmeriCup
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No segundo dia houve um contrarrelógio por equipes de 17,6 km entre Bodegas Legaris e Pedrosa de Duero. Como o nome diz, a equipe corre junto e o tempo contabilizado são dos três primeiros ciclistas que cruzaram a meta. Portanto, a Alimco-Campagnolo fechou na 20ª colocação entre 27 times, no tempo de 24min24s. A marca foi 2min20 a mais que a belga ACROG-Tormans. Além disso, Lucas ganhou três posições na classificação geral, com 4min41s atrás do espanhol que manteve a liderança.
No entanto, na terceira etapa, que teve os mesmos pontos de origem e chegada da prova anterior, com 67,8 km de distância, Lucas sentiu as pernas um pouco mais. Terminou na 81ª colocação, com 1h34min54s. Esse tempo foi 5min19s a mais que o ciclista francês Hugo Tapiz (La Pomme Marseille), que foi o vitorioso da etapa.
Por fim, na geral Lucas está 9min44s atrás de Markel Beloki que permanece líder, seis segundos à frente de seu concorrente mais próximo. Como competições secundárias extras, o brasileiro está em sétimo dos ciclistas que pontuaram nas metas de montanha e sexto nas metas de sprints.