O Rio de Janeiro vai sediar mais uma edição do L’Étape Rio by Tour de France de ciclismo de estrada. A largada está programada para o próximo domingo (25), a partir das 6h, na Marina da Glória. Ao todo, mais 1800 atletas competem em várias categorias e circuitos que variam entre 55km e 110km.
- São Paulo é cirúrgico e leva vantagem na Copa do Brasil sub-20
- Minas atropela Pinheiros e assume a vice-liderança na Superliga
- Barcelona de Petrus vence outra na Champions e segue líder
- Laura Pigossi estreia com vitória nas duplas do WTA de Colina
- Quarto dia em Torres acirra definição do título da Taça Brasil
O L’Étape Rio by Tour de France de 2023 vai repetir alguns trechos do ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos de 2016. Dessa forma, o Aterro do Flamengo, Vista Chinesa e as praias de Copacabana e Ipanema farão parte da corrida. Além disso, a organização fez um acréscimo de percurso no Alto da Boa Vista e também na Estrada da Canoa.
”O L’Étape é uma experiência de ciclismo com padrão internacional chancelado pelo Tour de France com padrão europeu, com horário, exclusividade de vias, segurança e conforto! Pedalar no Rio de Janeiro, um dos principais cartões-postais do mundo, exige muito planejamento e interação com os órgãos públicos locais”, contou Fernando Cheles, diretor de prova.
Sprint e Montanha
Com inspiração nas provas de velocidade em velódromo, L’Étape Rio vai contar com um sprint após o término da parte montanhosa do percurso, já voltando pela parte plana na orla do Leblon. Além disso, totens vão sinalizar o início e o término do desafio, que tem 200 metros em linha reta, e serão cronometrados.
Os atletas do percurso de 110km que tiverem o menor tempo nestes 200 metros de puro sprint ganham uma camisa exclusiva da competição. Ademais, o desafio Rei e Rainha da Montanha também acontecerá durante a prova. Os melhores tempo de escalada em direção ao topo dos Alpes Cariocas, desde o Jardim Botânico até o topo na Mesa do Imperador, ganham prêmios dos patrocinadores.
Há 4km de extensão com 9,3% de inclinação média cronometrados. Uma montanha curta e intensa. Somente os atletas inscritos no percurso longo (110km) são elegíveis para a disputa.