Nesta sexta-feira (6), foi iniciada a temporada internacional de competições do ciclismo de estrada. O torneio inicial é a 21ª edição do Giro del Sol, disputa que acontece na Argentina, na cidade de San Juan. Ao todo, três corridas acontecem em três dias consecutivos, totalizando 472,2 quilômetros percorridos. Os participantes competem individualmente, porém também representam suas respectivas equipes.
A equipe brasileira presente no torneio é a Swift Carbon Pro Cycling, composta pelos ciclistas: Caio Godoy, Kacio Freitas, Magno Nazaret, Rafael Braga, João Pedro Rossi e Lauro Chaman. E, na primeira fase da competição que foi disputada nesta sexta-feira, o melhor desempenho ficou para Lauro. O paulista terminou a corrida em 25º lugar.
Por outro lado, o restante dos atletas brasileiros finalizaram a prova em posições mais baixas: 48º (João Pedro Rossi), 50º (Caio Godoy), 56º (Magno Nazaret), 84º (Rafael Braga) e 105º lugar (Kacio Freitas). Assim, a próxima corrida, que terá um percurso de 134,3 quilômetros, acontecerá já neste sábado (7). A última etapa ocorrerá no domingo, com uma rota de 179,9 quilômetros.
Dobradinha argentina no Giro del Sol
Competindo em casa, os ciclistas argentinos se deram melhor nessa primeira prova da 21ª edição do Giro del Sol. O veterano Emiliano Ibarra, do clube Gremios por el Deporte – Cutral Co de San Juan, venceu a corrida com o tempo de 3:22:03 horas. Logo depois, quem terminou na segunda colocação, foi o também argentino Maximiliano Navarrete, que é colega de equipe do vencedor Emiliano.
O terceiro lugar ficou com o argentino Leandro Messineo, que representa a equipe Chimbas Te Quiero. Por outro lado, o melhor colocado não-argentino foi o chileno Manuel Lira, que terminou a prova na nona colocação e é atleta da seleção nacional de seu país.