O L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander terá mais de 3.600 ciclistas de todo o país e do exterior pedalando nas ruas e estradas de Campos do Jordão (SP).
A prova passa também por cidades da região como Santo Antônio do Pinhal.
O evento é considerado a maior da América Latina e chega à sua oitava edição neste domingo (25).
Um dos maiores desafios da prova será os 2.300 metros de altimetria acumulada no percurso longo chancelado pelo Tour de France.
Os primeiros no masculino e no feminino receberão o prêmio Strava Rei e Rainha da Montanha.
Outra novidade de 2022 é o Sprint Santander que apontará os mais rápidos de cada gênero em 150 metros.
Personalidades do esporte como Fernanda Venturini, Nalbert Bittencourt, ambos ex-jogadores de vôlei, Bruno Vicari e Renan do Couto, da ESPN, além de ex-ciclistas profissionais estão inscritos no L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander.
Outro destaque do L’Étape Brasil by Tour de France é o ciclista Murilo Fischer, cinco vezes participante de Olimpíada.
”Eu sempre falo que é uma grande festa, muito mais que uma competição, é uma celebração do ciclismo, nunca se viu no Brasil um evento com tanta gente, estrutura e organização”.
”O L’Étape proporciona, principalmente para quem está começando, a verdadeira essência do ciclista”, disse Murilo Fischer.
Bruno Prada da vela organiza do evento
O evento é organizado por Bruno Prada, medalhista olímpico da vela em Pequim 2008 e Londres 2012.
Pela primeira vez, os fãs do ciclismo poderão assistir à etapa completa ao vivo no canal oficial do L’Étape Brasil ou pelo link https://youtu.be/YbI4wTAyM3g.
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo.
Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição.
É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
L’Étape terá 107 km e 66 km de percurso
A primeira largada do percurso do Tour de France brasileiro de 107 quilômetros está marcada para as 6h. Serão 12 tiros de partida para 300 ciclistas em cada. O L’Étape tem também a versão mais curta de 66 quilômetros. A expectativa é que os primeiros colocados cheguem após 3 horas e 40 de pedal.
Outro número de destaque é a presença de mulheres.
São mais de 600 inscritas no evento, que tem a chancela do Tour de France. É o maior número registrado desde 2015, quando o L’Étape Brasil foi realizado pela primeira vez em Cunha (SP).
Ao todo, estão confirmados homens e mulheres de 18 até 85 anos.
de visitar os expositores. São esperadas mais de 18 mil pessoas em todo fim de semana.
Além do Banco Santander, parceiro que dá os naming rights ao evento, outras grandes marcas estão presentes nos três dias no Campos do Jordão Convention Center. É o caso dos patrocinadores oficiais, Medicina Esportiva Samaritano, Mitsubishi Motors, Specialized, Continental, VIVO e Michelob.
Volta do Tour de France em Cunha em março de 2023
Os fãs do ciclismo receberam em primeira mão neste sábado (24) a realização do L’Étape em Cunha (SP) no último fim de semana de março do ano que vem.
O local sediou as primeiras edições do Tour de France brasileiro em 2015, 2016 e 2017.
Em 2023, o L’Étape terá as edições do Rio de Janeiro, no último fim de semana de junho, e a de Campos do Jordão (SP), no final de setembro.
”O calendário foi pensado para os ciclistas com intervalo de três meses entre as provas. Em Cunha resgatamos parte da nossa história e atendemos um pedido dos atletas”.
”A cidade paulista tem estradas boas e um visual fantástico”, explicou Bruno Prada, organizador do evento.