As categorias de base definiram nesta sexta-feira (24/6) os campeões nacionais da prova de resistência. O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite, Sub23 e Base está sendo disputado por mais de 450 ciclistas na cidade de Palmas, no Tocantins. Os atletas da Elite e Sub23 voltam a competir no sábado, com a prova feminina, e encerram a programação no domingo com a disputa dos homens.
Contando com a torcida a seu favor, Joas Menezes, do Tocantins, apostou em fazer uma prova de recuperação, buscou sozinho uma fuga que estava liderando a competição e seguiu isolado para cruzar a linha de chegada na primeira colocação após percorrer 72km de percurso e colocar mais de 3 minutos de vantagem sobre seus adversários da categoria Juvenil. Luiz Fernando terminou na segunda colocação, seguido por Lucca Marques Ferreira, da Santos Cycling Team/Fupes, na terceira posição.
+Lauro Chaman supera olímpicos e é campeão brasileiro
“Foi muito importante competir com o apoio da torcida, é sempre uma motivação a mais. Apesar de ser do Tocantins, eu também não conhecia muito o percurso, então pra mim também foi bastante desafiador, mas eu apostei tudo quando consegui me destacar do pelotão e acabou dando certo”, contou Joas.
Na Junior feminino, a decisão ficou para o sprint final. Ana Laura Oliveira, Bolsa Atleta/Audax, garantiu a vitória sobre Ana Julia Santos, Associação Ciclística Rolandense, segunda colocada, e Mayra da Costa e Silva, da equipe Santos Cycling Team/Fupes, que ficou no terceiro lugar. Catharine Ehrmann, da Associação Ciclística Rolandense, ficou com o título na Juvenil feminino, enquanto Fabio Rodrigues Braga, da S.E.L Mogi Guaçu, e Maite Vitória Coelho, da equipe Ciclismo Rio do Sul, ficaram com a medalha de ouro na categoria Infantojuvenil.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Fechando as provas desta sexta, Victor Muraro Pereira, do Clube Maringaense de Ciclismo, levantou a torcida com uma vitória emocionante definida nos quilômetros finais da prova, que teve um percurso de 103km. Victor chegou escapado ao lado de João Felipe de Souza, da PC Team ERT, segundo colocado. Julio Mateus Antunes, da equipe Santos Cycling Team/Fupes, completou o pódio na terceira colocação.
“A prova foi muito desgastante, o vento forte exigiu muito preparo, em alguns momentos eu cheguei a perder contato com o grupo principal, mas fui muito incentivado pela minha equipe e isso fez toda diferença. Aos poucos eu consegui me recuperar e na última volta decidi apostar tudo. Estou muito feliz com a vitória e gostaria de compartilhar com todos do Clube Maringaense de Ciclismo e dedicar especialmente para os meus país que sempre me apoiaram e estiveram ao meu lado em todos os momentos”, declarou Victor Muraro, bastante emocionado logo após cruzar a linha de chegada.