A ciclista olímpica e atual campeã brasileira Clemilda Fernandes, que já representou o Brasil nas últimas três olímpiadas, fez bonito e conquistou o seu terceiro título brasileiro de Ciclismo de Estrada consecutivo nesta sexta-feira (25) em Maringá, no Paraná. O Campeonato Brasileiro segue até o próximo domingo finalizando a programação com a prova da categoria Elite masculino.
Com um trabalho em equipe bastante agressivo, as irmãs Clemilda Fernandes e Marcia Fernandes dominaram completamente a competição. Escapadas ao lado de Ana Paula Polegatch, o trio chegou a colocar mais de três minutos nas adversárias. No final, Clemilda festejou a vitória cruzando a linha de chegada com 3h14min46s para completar os 108 quilômetros de prova. Ana Paula Polegatch levou a prata, enquanto Marcia ficou com o bronze, ambas com o mesmo tempo da campeã.
“Eu estou muito feliz por conquistar o meu terceiro título consecutivo, e isso demonstra que estou em uma ótima fase. Agora é seguir focada treinando cada vez mais e já pensar nos próximos objetivos da temporada”, declarou a campeã.
Categorias de base
Nas categorias de base, a paranaense Amanda Kunkel (Clube Maringaense de Ciclismo), que já conquistou várias medalhas em campeonatos nacionais de Estrada e pista, venceu a prova da juvenil em grande estilo. Depois de conseguir o ouro na corrida contrarrelógio, Amanda pedalou forte na prova de resistência e ainda nos primeiros quilômetros conseguiu escapar junto com Julia Braga, que defende a equipe S.E.T Mogi Guaçu.
No sprint final Amanda levou a melhor e ficou com a medalha de ouro marcando 1h09min33s nos 36 quilômetros de prova, enquanto Julia conquistou a prata com 1h09min41s. Na chegada do grupo principal, Julia Constantino venceu a chegada com e garantiu a medalha de bronze com o tempo de 1h20min45s.
“Eu e a Julia conseguimos fazer uma fuga logo no início da prova e abrimos uma boa margem de diferença até a chegada. No sprint consegui a vitória e estou muito feliz, principalmente por estar competindo em casa com o apoio da minha equipe inteira e minha família”, declarou Amanda Kunkel.
Na categoria Sub-23 Feminino a vitória ficou com Thayná Araujo (Memorial/Santos) que comemorou muito o bicampeonato após percorrer 108 quilômetros em 3h29min36s. Wellyda Rodrigues (Funvic/Brasil Pro Cycling), atual campeã Pan-Americana, terminou na segunda colocação, e Ana Paula Casetta (Clube Maringaense de Ciclismo) completou o pódio, ambas com o mesmo tempo da campeã. Entre as demais categorias, os campeões foram Juliana da Silva (ABEC/Rio Claro) na Junior Feminino, e Ana Gabriela Nogueira (Gilmar Bicicletas) na Infantojuvenil Feminino.