A delegação do estado do Pará conquistou o título geral da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada. A 40ª edição do torneio foi disputada em São Luís, capital do Maranhão, e sagrou o hexacampeonato da delegação paraense.
No domingo (20), último dia de competição, as equipes disputaram as provas de circuito que fecharam a programação do evento. O estado acumulou 378 pontos, contra 323 do Ceará e 310 da Bahia.
+ CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O QUADRO GERAL DE PONTOS DA COPA NORTE E NORDESTE
Na elite masculina três ciclistas terminaram isolados do pelotão principal. A vitória ficou com o baiano Renato Evangelista, seguido pelo piauiense Lucas Mota e pelo paraibano Sharlys de Oliveira. Na Elite feminino, a baiana Cristiane Duque voltou a vencer no Sprint final, superando a tocantinense Patricia Figueira da Silva e a piauiense Karine Frota.
+ CLIQUE AQUI PARA CONFERIR OS RESULTADOS DO TERCEIRO DIA DA COPA NORTE E NORDESTE
Primeiro dia
O primeiro dia do torneio contou com a prova de contrarrelógio individual. A elite masculina foi vencida por Lucas José Ferreira de 19 anos, com o tempo de 7min34s. Ele foi seguido de perto por Victor Fernandes, de Sergipe, que terminou na segunda posição com 7min39s. O cearense Mikael da Silva Gonzaga ficou em terceiro, com 7min40s.
“O percurso foi exigente e o vento forte acabou dificultando bastante também. Mas eu estou treinando forte para o Campeonato Brasileiro de Estrada Sub-23 e acabei utilizando a copa como uma preparação. Fico feliz por sair com a vitória e aproveito para agradecer a seleção paraense e também minha equipe Clube Amazônia”, destacou Lucas.
Já no feminino, a piauiense Karine Frota se tornou bicampeã da prova. O relógio marcava 8min48s quando ela cruzou a linha de chegada. A baiana Cristiane Duque pedalou o percurso em 9min06s e garantiu a segunda colocação, seguida pela tocantinense Patricia Figueira da Silva com 9min18s.
“Estou muito feliz e emocionada em conquistar o bicampeonato desta prova. É uma prova que gosto muito de fazer e venho conseguindo me aperfeiçoar a cada ano. Depois do acidente que tive em 2016 eu só pensava em voltar focada nesta disputa e acabei conseguindo mais uma vez sair com a vitória”, comentou a campeã. Ela havia quebrado a clavícula durante a edição 2016 do torneio, quando disputava a prova de resistência.
Nas categorias de base, o campeão da categoria Junior masculino com o tempo de 8min14s foi o rondoniense Reinildo de Melo. Patricson Emanuel Braz marcou 8min17s e terminou em segundo lugar, seguido por Kayo Fonseca com 8min22s em terceiro. A tocantinense Yana Camargo vibrou com a vitória na Junior Feminino após cravar o tempo de 8min14s. A paraibana Maria Jacinto (10min18s) ficou em segundo e a paraense Geovana da Cruz (10min33s) completou o pódio.
Segundo dia
As provas de resistência marcaram o segundo dia da Copa Norte e Nordeste. A categoria Elite disputou 2h30 de prova com um ritmo forte durante todo o trajeto. O título da elite masculina ficou com o norte-rio-grandense Arthur Maxwell Nogueira, seguido pelo baiano José Romulo de Freitas e do cearense Mikael da Silva Gonzaga.
“Essa vitória na verdade foi a realização de um sonho. Eu já venho a dez copas tentando essa vitória e agora, graças a Deus consegui alcançar meu objetivo. A prova foi muito dura, o circuito foi pesado, reunindo muitos atletas bons de todos os estados do norte e nordeste, então não poderia ser melhor. Quero aproveitar e agradecer a organização, o trabalho de toda a delegação do Rio Grande do Norte e também a minha equipe Contrak”, declarou Arthur.
Na elite feminina prevaleceu a experiência da ciclista baiana Cristiane Duque, que venceu a prova no sprint final. Aline da Foseca, do Para, e Nayme Farias, do Amazonas, terminaram em segundo e terceiro, respectivamente.
“A prova se desenrolou com muita marcação e acabou ficando difícil sair uma fuga. Procurei me posicionar bem e poupar energias para o final. Acabei conseguindo vencer o Sprint e estou feliz com o resultado”, comentou Cristiane.
+ CLIQUE AQUI PARA CONFERIR OS RESULTADOS DO SEGUNDO DIA DA COPA NORTE E NORDESTE
Conheça os últimos campeões por estado:
2017 – Pará
2016 – Pará
2015 – Bahia
2014 – Pará
2013 – Ceará
2012 – Sergipe
2011 – Paraíba
2010 – Pará